Alagoas

Cultura

Lei protege patrimônio vivo da Cultura de Maceió

Prefeito sanciona marco histórico para a preservação da riqueza cultural da cidade.

Por Redação 02/03/2024 08h08
Lei protege patrimônio vivo da Cultura de Maceió
Foto: Secom Maceió

Em uma ação decisiva, o prefeito JHC anunciou na tarde desta sexta-feira (1º) um importante passo para a valorização do patrimônio cultural de Maceió. Por meio de uma edição extra do Diário Oficial, foi publicado o Registro do Patrimônio Vivo da Cultura, uma lei que reconhece e apoia diretamente realizadores e grupos dedicados à preservação das tradições culturais da cidade.

O prefeito enfatiza a importância da medida ao destacar que "Maceió é uma das cidades mais ricas do País em cultura e patrimônio, e este legado precisa ser valorizado pelo poder público. Na nossa cultura estão nossa história e nossas origens. É o DNA de Maceió que estamos mantendo vivo."

O marco histórico não apenas ressalta a importância da cultura maceioense, mas também representa um avanço significativo na luta pela manutenção da memória e das manifestações tradicionais da cidade.

A nova lei visa beneficiar tanto indivíduos como grupos artísticos tradicionais. Mestres e mestras da cultura serão contemplados com um salário mínimo e meio, de forma vitalícia. Já os grupos culturais receberão uma bolsa equivalente a dois salários mínimos, com a obrigatoriedade de renovação periódica de cadastro.

Para obter o título de patrimônio vivo da cultura, os realizadores culturais devem realizar a inscrição e participar de um edital, atendendo a todas as regras de participação e comprovações exigidas. A medida visa garantir que apenas aqueles genuinamente dedicados à preservação da cultura local sejam reconhecidos e apoiados pela iniciativa.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu