Alagoas

Campanha

Governo de Alagoas realiza 'Dia D de Combate à Dengue' com ações de conscientização

Evento liderado pela Secretaria de Estado da Saúde busca frear epidemia no Brasil e reforça importância da prevenção.

Por Redação 02/03/2024 14h02
Governo de Alagoas realiza 'Dia D de Combate à Dengue' com ações de conscientização
Dia D de Combate à Dengue ocorreu em frente à Sesau, na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

Neste sábado (2), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu o "Dia D de Combate à Dengue", uma ação de conscientização realizada em diversos estados brasileiros, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O evento teve lugar na Avenida da Paz, bairro Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença do secretário de saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

O Brasil enfrenta uma epidemia de dengue, com 991.017 casos suspeitos e 207 óbitos confirmados nos dois primeiros meses deste ano. O objetivo do Dia D é conter o avanço das notificações da doença. Apesar de Alagoas registrar 357 casos de dengue até o momento, o secretário Gustavo Pontes de Miranda alertou que a população não deve baixar a guarda.

"A população só precisa dedicar 10 minutos por semana para se proteger, eliminando os criadouros do Aedes aegypti. Cada alagoano precisa se tornar um agente de endemias e realizar busca ativa em sua residência, pois estudos mostram que cerca de 75% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas", destacou o secretário durante a ação.

O Dia D de Combate à Dengue contou com a distribuição de panfletos educativos que destacavam medidas preventivas, como colocar areia nos vasos de plantas, manter fechadas as caixas d’água, limpar calhas, guardar pneus e garrafas em locais cobertos, eliminar água acumulada em recipientes, e evitar o acúmulo de entulhos e sucatas.

Durante o evento, os técnicos e gestores da Sesau abordaram pedestres, motociclistas e motoristas, distribuindo informações sobre prevenção. Uma tenda montada em frente à Sesau permitiu que a população acompanhasse o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, ressaltou a importância da prevenção e a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso de suspeita de dengue. "Devemos lembrar que o Aedes aegypti deve ser combatido pela população, que deve receber bem os agentes municipais de endemias em suas casas, visando o controle vetorial", afirmou Holanda.

Além dos técnicos da Sesau, participaram do Dia D de Combate à Dengue os secretários executivos da pasta e técnicos da Vigilância Epidemiológica. O evento reforça o compromisso do estado em conter a propagação da dengue e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu