Alagoas

Dengue em Alagoas

Números alarmantes e perfil das vítimas

Primeiro óbito por dengue em Maceió é confirmado, enquanto casos no estado se aproximam de 5 mil.

Por Redação 17/05/2024 16h04
Números alarmantes e perfil das vítimas
Foto: Reprodução/Sesau-AL

Na última quinta-feira (16), Maceió registrou seu primeiro caso fatal de dengue em 2024. Trata-se de um homem de 32 anos, residente do bairro da Pajuçara, que faleceu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A confirmação veio após o Ministério da Saúde divulgar o ocorrido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o número de óbitos suspeitos na capital alagoana é de 10, com 8 ainda em investigação. Além disso, o estado de Alagoas já contabiliza quatro mortes pela doença, sendo a primeira registrada em 26 de março, em Atalaia.

Perfil das vítimas


Os dados epidemiológicos revelam que os jovens são os mais afetados pela dengue em Alagoas neste ano. Mais de 1.575 casos prováveis foram notificados em pessoas com idades entre 20 e 29 anos, representando mais de 25% do total. Além disso, as mulheres apresentam uma ligeira predominância, com cerca de 53% dos casos.

Em contrapartida, a faixa etária com o menor índice de casos prováveis é de indivíduos com mais de 80 anos, representando apenas 0,6% dos registros.

Aumento alarmante


Até a Semana Epidemiológica 19, encerrada em 11 de maio, Alagoas se aproximava de 5 mil casos confirmados de dengue em 2024. Comparado ao mesmo período do ano anterior, isso representa um aumento de mais de 170%, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau-AL).

A dengue continua sendo uma preocupação de saúde pública em Alagoas, destacando a importância de medidas preventivas e de conscientização da população para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu