Alagoas

Acidentes de Trânsito

Imprudência, imperícia e negligência causam sofrimento e custos altos

Ações irresponsáveis no trânsito geram vítimas e oneram sistema de saúde.

Por Redação 21/05/2024 13h01
Imprudência, imperícia e negligência causam sofrimento e custos altos
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A imprudência, a imperícia e a negligência no trânsito continuam causando tragédias e gerando custos exorbitantes para o sistema de saúde. Nos primeiros quatro meses deste ano, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, já acolheu 4.830 vítimas de acidentes de trânsito, representando 19% do total de atendimentos.

Histórias de Dor e Superação


Enéias dos Santos, mecânico de motos de 30 anos, é um dos exemplos das consequências devastadoras dos acidentes. Em 19 de abril, na rodovia AL-110, um carro atravessou em sua frente, causando uma fratura no tornozelo e quase a amputação do pé. "Se eu estivesse mais lento, poderia ter me livrado da colisão", lamenta Enéias.

Ivaldo Canuto, agricultor de 52 anos, está internado no HEA desde 10 de março após ser atropelado enquanto caminhava embriagado pela beira da pista. Ele sofreu contusão na cabeça, fraturas nas pernas e precisou de hemodiálise. "É um milagre de Deus", afirma a prima Angelúcia Sousa.

Prevenção e Conscientização


Para combater esse problema, o HEA realiza diversas ações no âmbito do Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes. Palestras para acompanhantes de pacientes reforçam a importância da direção defensiva, do uso de dispositivos de segurança e da não ingestão de bebida alcoólica ao volante.

Mônica Leal, psicóloga e coordenadora do programa "Preparando a Volta para Casa", destaca: "O objetivo é multiplicar informações que previnam acidentes e salvar vidas."

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu