Alagoas

Adoção

Curso capacita 50 pessoas no Dia Nacional da Adoção

Curso de habilitação é destaque no 13º Encontro Estadual de Adoção em Maceió

Por Redação 25/05/2024 17h05
Curso capacita 50 pessoas no Dia Nacional da Adoção
Foto: Thássia Leite / Ascom TJ

No Dia Nacional da Adoção, celebrado neste sábado (25), cerca de 50 pessoas foram capacitadas para adotar uma criança. O curso para pretendentes à adoção foi promovido pela 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude, durante o 13º Encontro Estadual de Adoção, realizado no Maceió Shopping.

Robson e Laila Costa foram um dos casais participantes. Ambos têm irmãos adotivos e decidiram iniciar o processo de habilitação este ano, esperando ansiosamente pela chegada de seus filhos. “A adoção sempre foi uma opção para nossa família, independente do diagnóstico de infertilidade que é o meu caso. Eu e meu esposo temos três irmãos adotivos e a nossa decisão foi mais na perspectiva de quando nós daríamos entrada no processo”, destacou Laila.

Robson enfatizou a preparação consciente para a chegada de uma criança na família. “Sempre compartilhamos que filho, seja do coração ou biológico, traz toda uma movimentação para a família, traz amor, afeto. Estamos aqui neste processo de preparação, que é uma gestação mais longa, mas temos essa consciência de todo o processo e acreditamos que nossos filhos estão a caminho”.

Jussara Pacheco, assistente social e coordenadora da equipe técnica da 28ª Vara, explicou a importância do curso como uma etapa obrigatória para quem deseja adotar legalmente. “Não estamos aqui para ensinar as pessoas a serem pais e mães. O curso é obrigatório por lei e necessário para esclarecer diversas questões, além de enfatizar a importância das famílias prosseguirem com a adoção de forma legal”.

O curso abordou temas como o Sistema Nacional de Adoção (SNA), aspectos jurídicos e psicológicos, busca ativa e o projeto ‘Adoções Possíveis’ do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que divulga a temática da adoção tardia. A assistente social explicou que o processo de habilitação à adoção inclui etapas como estudo social, estudo psicológico, visitas domiciliares e o curso.

O 13º Encontro Estadual de Adoção do Poder Judiciário de Alagoas, que ocorre até este sábado (25) no Maceió Shopping, próximo à loja Renner, no térreo, oferece rodas de conversa, curso de capacitação, encontro do grupo de apoio e orientações da 28ª Vara sobre adoção e apadrinhamento, além de uma exposição fotográfica com famílias formadas por adoção.

Para mais detalhes, confira a programação completa do evento.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu