Alagoas
Municípios recebem orientação da Marinha sobre ordenamento das orlas
Com o aumento no número de infrações, a Capitania dos Portos acendeu o sinal vermelho para a importância de um plano de uso e ocupação de águas
A necessidade do ordenamento de orla dos municípios litorâneos e do São Francisco reuniu gestores, secretários e a Marinha em reunião na Associação dos Municípios Alagoanos. Com o aumento no número de infrações, a Capitania dos Portos acendeu o sinal vermelho para a importância de um plano de uso e ocupação de águas, para permitir uma convivência harmoniosa entre embarcações ,banhistas e pescadores.
A área de jurisdição da Marinha, em Alagoas, envolve os 102 municípios, sendo 82 sob a jurisdição de Maceió e 20 de Penedo. No estado são 250 km de extensão litorânea, compreendendo 15 municípios e mais 280 km do rio São Francisco, reunindo 11 cidades.
O ordenamento discutido prevê áreas seletivas para entrada e saída de embarcações, banhistas, esportes náuticos e sinalização. O comandante sugeriu acordo de cooperação técnica entre os órgãos envolvidos e apresentou soluções práticas para que os municípios possam
Para a Marinha, os principais desafios são as grande concentração de embarcações de passageiros, logística ,fiscalização, formação de pessoal, além da interação entre embarcações e banhistas. O capitão dos Portos, comandante Garcia, diz que os maiores problemas são com as motos aquáticas , principalmente no que diz respeito aos alugueis irregulares, condução por inabilitados, infrações deliberadas e acidentes. Com relação a 2024,o número de abordagens, notificações e apreensões vem subindo, o que preocupa, principalmente com a chegada do verão.
Responsável pelo gerenciamento do tráfego, o comandante Josenias alertou secretários de Meio Ambiente e Turismo para um trabalho integrado entre atores turísticos , órgãos públicos e iniciativa privada para regulamentação de embarcações, motos aquáticas, campanha de conscientização de turistas e ciclo de palestras para proprietários e tripulantes.
Representando Porto de Pedras, a secretária de Meio Ambiente, Flávia Rego, destacou a aproximação da Marinha com esse trabalho de orientação. De São Miguel do Milagres, a secretária Ana Paula Moura, também falou da importância desse trabalho conjunto para a execução dessas políticas necessárias a região.
O presidente da reunião, prefeito de Maribondo Bruno Teixeira, disse a AMA cumpre seu papel de ser parceira dos órgãos que tragam , também provocando os municípios, sobre a necessidade do desenvolvimento econômico e sustentável. ” Essa foi uma reunião produtiva e tenho certeza que muitas ações serão viabilizadas a partir do diálogo de hoje”, finalizou o prefeito.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Inclusão escolar
Formação aborda inclusão para estudantes com TEA
-
Alega Alzheimer
Perícia da PF vai definir se Augusto Heleno pode cumprir pena em regime fechado
-
Novo golpe
Golpistas se passam por fiscais e fazem cobranças a ambulantes na orla de Maceió
-
Veículo foi recolhido
Crianças são encontradas trancadas e abandonadas em minivan irregular no Santos Dumont
-
Regime fechado
Homem é condenado a 20 anos por tentar matar companheira com faca em Maceió



