Alagoas
Secti e Sebrae promovem imersão em inovação para estudantes
Encontro aconteceu no Centro de Inovação do Jaraguá, com visita guiada aos espaços de fomento e coworking
Na programação, sete equipes de alunos das duas escolas apresentaram suas iniciativas inovadoras para problemas reais por meio de pitches, demonstrando criatividade, visão empreendedora e capacidade de transformar conhecimento em soluções com potencial de impacto positivo na sociedade.
Para o estudante do terceiro ano do Centro Educacional Jorge de Lima, Ruan Emanuel, o encontro foi uma oportunidade de apresentar sua ideia e expandir seus aprendizados. “Essa experiência aprimorou meus conhecimentos e me deu mais uma oportunidade de apresentar meu projeto e levá-lo adiante. É a primeira vez que conheço o Centro de Inovação e fiquei maravilhado com a organização do espaço e com todo o conhecimento compartilhado pelos professores, empresários e demais envolvidos no projeto”, afirmou o estudante
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os programas de fomento à inovação da Secti e visitar as instalações do Centro de Inovação do Jaraguá, incluindo o laboratório do OxeTech, espaços de fomento e coworking, vivenciando de perto o ambiente que impulsiona o ecossistema tecnológico de Alagoas.
Além disso, os estudantes realizaram uma visita técnica à sede da Hand Talk no CIPT, empresa alagoana com a maior plataforma de tradução para língua de sinais do mundo, e ao laboratório de pesquisa Edge, onde puderam explorar tecnologias inovadoras e compreender de perto como a ciência aplicada contribui para soluções de impacto social e tecnológico.
Segundo a trainee do Sebrae, Giovana Busato, que mediou o evento, o encontro ofereceu aos alunos uma imersão no ecossistema de inovação
“Cada pessoa aqui está pensando no futuro, assim como vocês. Queremos que conheçam este símbolo do ecossistema de inovação de Alagoas, formado por pessoas e iniciativas que fazem a diferença. Hoje vocês interagiram com startups e programas do governo que podem transformar suas ideias em realidade”, frisou Giovana.
O bate-papo contou ainda com a participação da coordenadora do Programa Mentoring Team, Renata Barreto, que apresentou aos alunos os programas e editais da Secti, ressaltando o papel fundamental do Governo de Alagoas no incentivo à inovação e no desenvolvimento de novos talentos.
“Existem, portanto, muitas oportunidades à disposição de vocês. Pode parecer algo distante, mas não é, basta se inscrever, assim como fazemos em olimpíadas escolares. Nosso papel é justamente trazer essas possibilidades e incentivar que vocês as aproveitem, para que juntos possamos construir uma Alagoas ainda mais inovadora”, destacou Renata.
Durante a programação, os alunos participaram da oficina “Como tirar sua ideia do papel”, que apresentou estratégias práticas para transformar ideias em projetos reais, explorando aspectos como planejamento, execução e validação.
A titular da Secti, Aline Rodrigues, ressaltou a importância da presença dos jovens alunos no Centro de Inovação do Jaraguá, reforçando o compromisso da Secti em apoiar o amadurecimento de suas ideias inovadoras.
“A Secti está aqui para apoiar cada passo desse caminho, oferecendo programas, capacitação e oportunidades para que essas iniciativas se tornem projetos concretos. É importante que os jovens, mesmo ainda na escola, aproveitem ao máximo cada experiência e possam aprender com os exemplos ao seu redor”, disse a secretária.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



