Alagoas

Saúde

Sesau alerta alagoanos sobre medidas preventivas contra as arboviroses

Ações simples ajudam a prevenir doenças causas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya

Por Assessoria 06/11/2025 08h08
Sesau alerta alagoanos sobre medidas preventivas contra as arboviroses


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu um novo alerta à população alagoana sobre as medidas preventivas contra as arboviroses, que são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As mais comuns no Brasil são a dengue, zika e chikungunya, segundo o Ministério da Saúde.

 

Segundo o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, uma das medidas importantes é evitar a água parada, onde os mosquitos se reproduzem. “Evitar nas residências o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são providências simples que podem garantir a segurança e bem-estar de todos”, destacou.





 

O supervisor de endemias da Sesau reforçou, ainda, que as ações preventivas são cruciais, especialmente em períodos chuvosos e de calor, quando a proliferação do mosquito é mais acentuada. "Em momentos como agora, na primavera, temos dias que chove e faz sol, criando um ambiente propício à proliferação do Aedes aegypti. Por isso, temos que redobrar a atenção para evitar os criadouros do mosquito", enfatizou.

 
Dados da arboviroses

 
Alagoas registrou, no período de janeiro a outubro deste ano, 7.103 casos prováveis de dengue. Os casos de zika foram 37, e os de chikungunya 3.232. Há o registro de uma morte por dengue

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu