Ctrl S

Sobre o que você não sabe, mas que move sua vida digitalmente.

WhatsApp libera envio de mídias autodestrutivas e mensagens de voz no Windows

Por Canaltech 02/06/2022 18h06 - Atualizado em 02/06/2022 18h06
WhatsApp libera envio de mídias autodestrutivas e mensagens de voz no Windows

O WhatsApp começou a liberar a capacidade de enviar fotos e vídeos de visualização única na versão do aplicativo para desktop. Usuários do programa criado como Universal Windows Platform (UWP) foram finalmente contemplados com esses "conteúdos autodestrutivos". Além disso, o app também passou a permitir o envio de áudios gravados direto pelo computador

O print de tela mostra o mesmo botão usado nos celulares para enviar imagens que desaparecem após a visualização. O círculo incompleto com o número um dentro é o indicativo de que aquela mensagem de texto, foto ou vídeo será deletada assim que for reproduzida.

Ao pressionar no ícone ao lado dos emojis, fará com que fotos e áudios sejam deletados após a visualização.

O envio de arquivos de voz é a grande novidade, porque até então este tipo de mídia era incompatível no app beta para Windows. Agora, você pode usar o microfone acoplado ao seu notebook ou desktop para gravar suas notas de voz, sem precisar recorrer ao celular. Vale ressaltar que não tem como interromper a gravação do áudio e retomá-la depois nessa versão — no WhatsApp regular é possível.

Mais segurança em fotos e vídeos

A compatibilidade permitirá repassar dados sensíveis por imagens ou vídeos com um pouco mais de segurança, pois a mídia não ficará acessível em outras ocasiões. Por outro lado, mesmo com a visualização única, a pessoa ainda pode fazer um print de tela para usar depois.

A versão 2.2212.2.0 do WhatsApp beta para Windows já tinha o suporte para receber este tipo de conteúdo, mas ainda não era possível mandá-lo. Agora, os desenvolvedores decidiram liberar o recurso de forma controlada na beta 2.2221.4.0.

Para utilizar destes dois recursos experimentais, você deverá acessar a Microsoft Store e instalar a versão beta mais recente do WhatsApp.