Ctrl S

Sobre o que você não sabe, mas que move sua vida digitalmente.

5 dicas simples que vão fazer sua smart TV gastar menos Energia

Soluções ecológicas das TVs podem ser configuradas no menu principal dos dispositivos

Por Redação 07/06/2022 15h03
5 dicas simples que vão fazer sua smart TV gastar menos Energia

É possível pagar uma conta de luz mais barata no fim do mês com configurações simples que podem ser aplicadas em diversos modelos de TV. As soluções ecológicas dos dispositivos podem apresentar recursos como o modo de economia de energia, adaptação à luz ambiente e o modo timer, por exemplo, para economizar energia.





preparamos uma lista com cinco sugestões do que pode ser feito para sua smart TV gastar menos energia. As configurações indicadas a seguir podem ser encontradas no menu principal dos televisores. As soluções podem variar entre os diversos modelos de aparelhos, e é possível encontrar todas as definições sobre a sua televisão no manual de instruções. Confira nossas dicas abaixo e aproveite para economizar energia.


1. Ative a economia de energia

O modo de economia de energia é uma das soluções ecológicas contidas em diversos modelos de TV. A função é responsável por escurecer o painel do dispositivo e pode reduzir o consumo de energia em um terço. Ativar o modo de economia de energia pode ser uma boa solução para o uso durante o dia, mas tenha em mente que talvez seja necessário reverter a ação para assistir à sua programação favorita com o painel mais claro.


2. Diminua o backlight


Outro fator que pode auxiliar na economia de energia é configurar o backlight da TV para os níveis mais baixos. O backlight é a luz de fundo que ilumina o painel de LED do seu televisor. Quanto mais alto for o brilho do aparelho, mais energia ele tende a consumir. Com a luminosidade ajustada para as configurações mais baixas, além de conseguir economizar o consumo de energia, também é possível prolongar a vida útil do aparelho.

O ideal é que o brilho da TV possa ser ajustado conforme o ambiente em que está instalado. Nos ambientes com muita iluminação, talvez não seja necessário configurar o brilho da televisão para os níveis mais altos. Alguns modelos de televisores, como a MU7000, da Samsung, e a OLED B9PSB, da LG, possuem em seus menus o recurso de detecção de luz ambiente, que configura a iluminação do painel automaticamente.


3. Programe um timer automático

O timer automático é a função que programa a TV para desligar sozinha. O recurso pode ser configurado para que o dispositivo desligue em poucos minutos ou até em horas. A função pode ser interessante para quem possui o hábito de dormir assistindo a alguma programação. Isso pode evitar que o televisor fique ligado durante a noite de sono.

Ao configurar a televisão para desligar automaticamente, o usuário pode economizar energia por não deixar o aparelho ligado sem necessidade.

4. Desligue a tela ao ouvir música

As TVs smart possibilitam que o usuário escute suas playlists favoritas por meio dos aplicativos de streaming. Para economizar a energia consumida pela TV, é possível desligar a tela e deixar apenas o áudio do aparelho em funcionamento. O mesmo é válido para os modelos mais antigos de televisões que acompanham o aplicativo de rádio FM.

Para desligar o painel da televisão e deixar somente o áudio funcionando, basta acessar o menu de configurações do dispositivo. O recurso pode variar em cada aparelho, mas pode ser encontrado descrito com nomes como "Screen off", "Somente áudio", "Protetor de tela"e "Imagem Desl.", por exemplo. Também é possível saber mais sobre a função do seu modelo de TV pelo manual de instruções.

5. Opte por uma TV mais eficiente

Adquirir uma nova TV que seja mais eficiente também pode ajudar a gastar menos na conta de energia. O investimento em um novo aparelho deve levar alguns fatores em consideração antes da compra. Os consumidores podem procurar por TVs que contenham soluções ecológicas e também devem levar em consideração o tamanho da tela, uma vez que os aparelhos maiores tendem a consumir mais.

Durante a pesquisa para a compra de um novo modelo, também é preciso se atentar à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que indica o quanto o produto é eficiente.