TÁ NA BULA

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Pregas abaixo dos olhos também são sinais de quadros de rinite

Por Redação com assessoria 24/06/2022 12h12
Pregas abaixo dos olhos também são sinais de quadros de rinite

Espirros constantes e coceira no nariz e nos olhos estão no topo da lista dos sintomas de quem convive com a rinite. Apesar de serem os mais conhecidos indicadores da presença da alergia respiratória, eles não são os únicos. Há outros indicativos do quadro que auxiliam na hora do diagnóstico. Um exemplo? A presença de pequenas pregas abaixo dos olhos.

De acordo com a alergologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Yara Mello, este indicativo está ligado a características comuns da pele de quem tem predisposição a desenvolver reações alérgicas, como a rinite. “Uma pessoa atópica, como classificamos os indivíduos que têm maior chance de desenvolver reações alérgicas, tendem a ter uma pele mais seca, com menor lubrificação, e, por isso, podem apresentar pregas abaixo dos olhos”, explica.

O sinal costuma surgir ainda na infância e deve ser analisado em conjunto com outros elementos. “Esse é somente mais um indício que ajuda na hora de identificar um paciente atópico, mas nunca o único. No caso da rinite, é muito importante que haja um diagnóstico correto da causa para que se faça o tratamento não só nos momentos de crise”, ressalta a alergologista.

Para quem convive com o quadro, o cuidado com a pele, assim como o tratamento da alergia, deve ser constante. Manter a hidratação do corpo é essencial como um meio de garantir a defesa da pele e evitar infecções tanto virais quanto bacterianas. “Por terem uma pele mais seca e, portanto, sem tanta defesa natural, os atópicos convivem com uma probabilidade maior de desenvolver infecções. Por isso, é essencial ter maior cuidado com a saúde em geral”, explica Yara.

Na rotina, banhos mornos e breves devem ser priorizados e deve-se evitar o uso de buchas e esponjas na pele. Até mesmo friccionar a toalha de forma intensa na hora de secar o corpo pode provocar reações. “Por isso, a hidratação da pele deve ser um ponto de atenção e ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. E vale claro a dica sempre oportuna: beber um volume adequado de água é essencial”.