MEU PET

Animais em situação de maus-tratos são resgatados na Cidade Universitária

Grupo canino estava em um ambiente sem disposição de água, comida e higienização adequada

Por Redação 12/07/2022 15h03
Animais em situação de maus-tratos são resgatados na Cidade Universitária

Após receber denúncias de moradores do Conjunto Residencial Maceió I, localizado na Cidade Universitária, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou, na noite dessa segunda-feira (11), o resgate de oito animais caninos (um macho e sete fêmeas) em situação de maus-tratos numa unidade habitacional do conjunto.


No local, a equipe da UVZ encontrou os animais em bom estado de saúde corporal, mas presos em um ambiente sem nenhuma higienização, coberto de sujeira e dejetos, sem disposição de água e alimentos, além de intenso mau-cheiro, configurando, assim, a situação de maus-tratos.



O médico veterinário da UVZ, Kleber Nunes, esteve no momento da operação e explicou como aconteceu o resgate dos animais. “A porta do apartamento encontrava-se entreaberta, o que favorecia a saída dos animais ao meio exterior. Este fato logo foi sanado por pessoas do residencial, que, com muito zelo, nos conduziram de volta ao interior do imóvel, onde foi realizado o resgate”, explica.


“Os cães estão sendo bem alimentados em local separado, na UVZ. Eles serão avaliados clinicamente, testados para Leishmaniose Visceral Canina, vacinados contra a Raiva e, estando aptos à cirurgia após todos os exames, serão castrados e disponíveis à adoção”, afirma o gerente de Ações de Controle da Raiva, Wellington Diniz.



Diniz ainda ressalta que a atribuição fundamental da Unidade de Vigilância de Zoonoses não consiste em resgatar animais, mas sim prevenir e controlar as zoonoses. “A UVZ realiza diversas ações para o controle de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para os humanos ou de humanos para animais. Nesse caso específico, os animais foram resgatados pela unidade por situação de maus-tratos”, conclui.


Disque Denúncia e Whatsapp


Em caso de denúncias de maus-tratos, abandono, pocilgas ou captura de animais errantes, os maceioenses podem entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses por meio do telefone (82) 3312-5485 ou pelo WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão volante acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h – apenas pelo telefone fixo.