Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Jovens de cabelos brancos

Por Enio Lins 05/08/2022 08h08
Jovens de cabelos brancos
Engels em selo postal soviético - Foto: Divulgação

Hoje, 5 de agosto, derradeiro dia para as convenções partidárias de 2022, se descortina como uma consagração das cãs no complexo jogo da articulação. Dizem que a Bíblia diz “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião” [Levítico 19:32] querendo dizer que aos menos jovens deve-se prestar respeito. Nas Alagoas, a grisalhice dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor deram o tom, até agora na construção das chapas mais competitivas. O deputado Arthur Lira, mais novo, e o prefeito JHC, mais novo ainda, dançaram nesses primeiros movimentos.

Nova política não é coisa para se crer. Política é política, não é velha nem nova, e hoje não difere muito das pixações eleitorais preservadas nas ruínas calcinadas de Pompéia, onde, depois de dois mil anos ainda se pode ler coisas como: “Peço seu voto para eleger Gaius Julius Polybius vereador. Ele tem bom pão”, evidenciando talvez a compra de voto, ou “Os adoradores de Isis unanimemente querem a eleição de Guacus Helvius Sabinus vereador”, misturando religião com eleição, ou ainda “Os ladrõezinhos apoiam Vatia para vereador”, mostrando que a queimação política é coisa antiquíssima. Foram escritas antes do ano 79, quando o Vesúvio cobriu a cidade com lava, lama e cinzas, matando tudo que ali vivia e preservando, petrificado, tudo o que ali se fazia cotidianamente.

Tudo pode mudar, inclusive nada – parodiando Flávio José –, mas esta sexta-feira eleitora nasce como o dia que as composições mais fortes são as nucleadas pelo MDB e pelo PTB, respectivamente encabeçadas por Paulo Dantas e Fernando Collor. Porém, se Dantas se achar a “nova política” enfrentando a “velha política” corre sério risco de perder a parada; e se Collor menosprezar a juventude do adversário se dará mal. Arthur Lira e JHC, articuladores de Rodrigo Cunha, terão que se virar nos mil para reverter o quadro desfavorável. Rui chegou ao final dessa etapa sem estresse, pois, praticamente sozinho, está colado na candidatura onde o poderoso presidente da Câmara Federal e o prefeito de Maceió jogam todas as suas fichas.

Mas existe o fator surpresa... O MDB e o PDT, por via das dúvidas, assinaram um termo de compromisso com 48 horas de antecedência e Collor avisou às bases que marcou a convenção do PTB para “o dia 5; aos 5 minutos para 5 da tarde”. Logo mais veremos o apurado do dia e, a partir daí, estaremos numa etapa nova da velha e instigante política.

Notas

#
Há menos de 48 horas antes do prazo limite das convenções causou impacto a notícia de que o PSC fechou com Paulo Dantas.

# Nas redes sociais Marcelo Palmeira (PSC) foi apontado como traidor de Rui Palmeira. Não é por aí, pois este não teria o voto daquele.

# O “Palmeira” de Marcelo deve ser lido como “Lira”, posto ser enteado e afilhado político do Biu, e seu compromisso é com Arthur.

# Quem perdeu com a anunciada flexão de Marcelo foi Rodrigo e não Rui. O fato, se confirmado, gera outras reflexões...

# Ótima reportagem da BBC Brasil expõe a perigosa contaminação das polícias brasileiras pelo Bolsonavírus.

# A deformação causada pelo Bolsonavírus nas estruturas da segurança pública pode ser lida em www.bbc.com/portuguese/brasil-...

# Eliane Aquino informa que o Congresso Alagoano de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres será, dias 9 e 10, no auditório da Justiça Federal em Alagoas.

# Hoje é dia de homenagem na Câmara Municipal: Nide Lins recebe a Comenda Arnon de Mello por indicação do vereador Eduardo Canuto.

# A solenidade na Câmara Municipal de Maceió está confirmada para às nove horas da manhã desta sexta-feira.

# Hoje também é dia de festa em Marechal Deodoro, em comemoração ao 431º aniversário da cidade.

# A agenda deodorense começa às 8 horas da matina, com alvorada festiva, faça sol ou caia chuva.

Hoje na História

5 DE AGOSTO DE 1895 – Friedrich Engels morre em Londres. Nasceu a 28 de novembro de 1820, na cidade de Bremen, Reino da Prússia (hoje Alemanha), e foi o grande parceiro de Marx, com quem escreveu o Manifesto Comunista em 1848. Para fundir as cucas mais estreitas, o comunista-raiz Friedrich Engels era rico de nascença, industrial cuja família tinha fábricas importantes na Alemanha e na Inglaterra, foi quem garantiu o sustento do camarada Karl nos momentos mais difíceis e assegurou a publicação de boa parte de suas obras. Engels era um grande intelectual e, além das questões econômicas, sociais, ideológicas e filosóficas, estudou e publicou trabalhos no campo das ciências. Era também caricaturista (ninguém é perfeito)! Uma de suas obras solo mais instigantes é “A origem da família, da propriedade privada e do estado”, resumo dos primórdios da evolução social da humanidade, livro profundo e de fácil leitura, atual ainda hoje. Um filósofo que mudou, e segue mudando, o mundo.