EU VI

Bueiros efervescentes na Jatiúca. Já viu?

Por Redação 11/08/2022 17h05
Bueiros efervescentes na Jatiúca. Já viu?

Esses dias, quem passou pelo cruzamento entre a antiga Amélia Rosa e a rua Rua José Pontes de Magalhães, na Jatiúca, deve ter reparado na efervescência de ao menos três bueiros instalados em uma mesma calçada. Um deles, na entrada do TruckZone, um conhecido espaço gastronômico na parte baixa de Maceió, chama mais atenção, já que para alertar os pedestres que ali há um problema, cones e fitas de distanciamento foram colocados no local.

Em contato com a assessoria de comunicação da BRK, o site Em Tempo Notícias questionou a responsabilidade sobre a situação. A concessionária prontamente respondeu à nossa reportagem e informou que os pontos indicados estão sendo monitorados e que a empresa realiza desobstruções diárias durante o período noturno para manter a rede coletora em pleno funcionamento – somente na terça-feira (9), nove caminhões, entre carros-pipas e hidrojato, foram direcionados para atuar na região.


“Além do acúmulo de gordura e lixo provocado pelo mau uso do sistema de esgotamento sanitário por parte da população do entorno, a empresa identificou que a rede de esgoto da região recebe contribuição irregular da rede de drenagem. A presença da água da chuva na tubulação sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto, que é dimensionado apenas para receber os efluentes, ocasionando diversos transtornos”, segue a nota.

Por meio do Programa Saneamento a Limpo, a BRK tem intensificado a atuação na região para identificar ligações irregulares nas redes de esgoto. Ao todo, serão vistoriadas 56 mil ligações em Maceió, em um trabalho de diagnóstico minucioso que terá duração de 24 meses e conta com o apoio dos órgãos fiscalizadores.

Vamos torcer para que o problema seja resolvido e os responsáveis (donos de comércio e imóveis que jogam dejetos irregularmente na tubulação) tenham consciência e mudem a postura.