Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Tá faltando pimenta no debate nacional

30/08/2022 09h09 - Atualizado em 02/09/2022 11h11
Tá faltando pimenta no debate nacional

Janones venceu o debate da Band, proporcionalmente falando, lógico. Nem se sabe o porquê, mas o líder do Avante implodiu a tropa de choque bolsonarista que estava na tribuna de honra. Astros bolsominons, como o ex-minstro Salles, perderam a compostura e o deputado mineiro dominou o forrobodó na antessala, enquanto na sala principal o meliante que ocupa a presidência da República foi, durante quase todo o tempo, poupado, tratado a pão-de-ló.

Lula desperdiçou
quase todas as oportunidades de chutar a gol, e a bola quicou na frente dele várias vezes, desde a primeira e previsível pergunta desferida pelo falso Messias, respondida de forma longa, complexa e sem frases de efeito, dando a impressão que o ex-presidente estava respondendo a alguém digno. Assim não dá, sinceramente. É preciso jair tratando o energúmeno como ele merece. A hora de ser paz e amor já passou, seu Luiz.

Todas as candidaturas
presentes ao debate aliviaram com o candidato à reeleição. Uma pergunta ligeiramente mais incisiva aqui outra ali, mas na base da água-com-açúcar. Num exemplo, o comportamento genocida durante a pandemia foi menosprezado e, sem estar disputando o pleito, quando tocou de leve neste ponto, a jornalista Vera Magalhães tirou do sério o madraço. Noutro exemplo, ninguém se lembrou do resto da familícia metralha; e 01, 02,03 e 04 foram deixados na moita.

A polarização é real,
como nunca na história recente, mas o debate na Band passou a impressão de que existem mais de duas candidaturas para valer. Culpa do Lula? Talvez. Mais debates virão e vamos ver como a coisa evoluirá, na prática, pois a polarização não é apenas a eleitoral entre Lula e Jair, mas fundamentalmente entre a ética x Jair, verdade x Jair, futuro x Jair, Brasil x Jair. É hora de frente amplíssima contra esse lixo.

Lula,
única candidatura com capacidade de vencer o sorna, precisa lutar para separar – e isolar – o joio do trigo. O candidato do PT necessita conversar com o eleitorado de Ciro Gomes, Simone Tebet, Felipe D’Ávila, Soraya Thronicke e demais presidenciáveis que não estiveram no debate, precisa ir buscá-los, como fez com o adversário histórico Geraldo Alckmin. Nas próximas mesas-redondas é besteira lembrar que um foi a Paris, outra votou pelo impeachment de Dilma. É perda de tempo, pois o Brasil só tem um inimigo: o mandrião que quer se reeleger.

Janones está fazendo falta no palco principal.



NOTAS



# A XI Festa Literária de Marechal Deodoro será realizada de 1 a 4 de setembro, tendo como tema o Carnaval. Livros, palestras e apresentações musicais vão desfilar no chão da primeira capital alagoana unindo folia e leitura.

# Já está disponível nas redes a programação da XI Flimar e basta visitar @flimaroficial. Algumas palestras: do Recife virá o Maestro Spock para falar sobre o Frevo, Gustavo Gomes, alagoano da gema, falará sobre o Samba e Zulu Araújo, baiano, explicará o Axé.

# Confirmada para amanhã, quarta-feira, 31, 11 da manhã, a inauguração da Delegacia Especializada da Mulher – 24 horas. Será o primeiro equipamento policial feminino para atendimento em tempo integral, sem intervalo.

# A nova delegacia 24 horas vai funcionar no mesmo endereço da Delegacia Tia Marcelina, na popular “Central de Delegacias”, em Mangabeiras, Avenida Gustavo Paiva, ao pé do Viaduto João Lyra. Onde era a casa do Seu Solon, o Cartomante, lembram-se?

# Um sucesso o lançamento da candidatura do médico José Wanderley Neto, anteontem. Casa cheia e muita emoção, com direito a depoimentos emocionantes de pessoas salvas pela habilidade do pioneiro em transplantes cardíacos no Nordeste.

# Wanderley, assim como todos os demais postulantes à Assembleia alagoana tem dura campanha pela frente, pois as 27 cadeiras têm ocupantes com muita força para não sair de lá. Quem vem de fora terá de penar e ser competente na conquista do voto.



HOJE NA HISTÓRIA




Repousando em museus, os primeiros aparelhos da linha direta entre o Kremlin e a Casa Branca/Pentágono deram suas contribuições à paz no mundo



30 de agosto de 1963 – Começa a funcionar o Telefone Vermelho (Hotlineem linha direta entre a Casa Branca/Pentágono e o Kremlin. Mas não era vermelho nem telefone, eram dois aparelhos de telex (tecnologia de ponta na época) ligados por cabos submarinos e por terra entre Washington e Moscou. O mais importante é que essa forma de comunicação ajudou na manutenção da (relativa) paz entre as duas superpotências militares. Hoje, via satélite, a linha digitalizada e criptografada segue ativa, permutando contatos e conchavos reservadíssimos entre os dois mais velhos adversários do mundo contemporâneo.

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias