É SOBRE ISSO

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

A ciência que estuda o processo de envelhecimento

Unit/AL oferece curso tecnólogo superior na modalidade 100% online para área do conhecimento que tem demanda crescente

Por Assessoria 30/08/2022 10h10
A ciência que estuda o processo de envelhecimento

Um levantamento realizado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população brasileira em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) e revelam que nos últimos nove anos o contingente de idosos aumentou 39,8%. Em 2012 moravam no Brasil 22,34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 11,3% de toda a população brasileira. Em breve, com a conclusão do Censo Demográfico que está em curso no país, será divulgada uma estimativa mais precisa.

Os dados prévios revelam que a expectativa de vida entre os brasileiros subiu sete anos, chegando a 72,2 anos para a população masculina e a 79,3 anos para a feminina. Com o aumento da expectativa de vida e a curva decrescente de nascimentos, a projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que em 2050 os idosos correspondam a 30% da população mundial, tendência que deve ser acompanhada pelo Brasil.

Com as mudanças na sociedade, cresce a demanda por novas áreas de estudo ou o fortalecimento de áreas já existentes, como o caso da Gerontologia, a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social.

O Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) oferece curso de Gerontologia com duração de dois anos (habilitação como tecnólogo superior) na modalidade de Educação à Distância (EAD) na submodalidade 100% online, com auxílio de professores mentores e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “O curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit aborda o processo de envelhecimento a partir de uma perspectiva holística e multidisciplinar, combinando conhecimentos de diferentes áreas. Portanto, ao longo da graduação, o estudante contacta com temas que possibilitam uma compreensão global das pessoas na terceira idade”, assinala o consultor de negócios da Unit/AL, Yaggo Rodrigues.

Ele destaca que a matriz curricular do curso é composta por disciplinas de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas. Matérias relacionadas com Gerontologia Educacional, Nutrição, Relações Familiares e Cuidados Paliativos estão presentes na estrutura da formação, com matérias relacionadas à Gerontologia Educacional, Nutrição, Relações Familiares e Cuidados Paliativos.

Para participar do processo seletivo para o curso de Gerontologia e Bem-Estar, o candidato poderá realizar a prova de forma online, usar a nota do ENEM, fazer transferência externa ou ser portador de diploma (egresso Unit/AL e outras instituições). Para saber mais sobre o curso e formas de entrada, acesse:

https://www.unit.br/ead/gerontologia-e-bem-estar.