TÁ NA BULA

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Estresse e outros estados emocionais contribuem com doenças do coração

Campanha Setembro Vermelho propõe disseminação de informação para prevenir doenças cardíacas

Por Redação 28/09/2022 14h02
Estresse e outros estados emocionais contribuem com doenças do coração

As doenças cardíacas ainda são as maiores causadoras de mortes no Brasil e no mundo. Somente no Brasil, ao menos 400 mil mortes por ano acontecem em decorrência de alguma enfermidade cardíaca e cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração, aponta o Ministério da Saúde. Por isso, campanhas como o Setembro Vermelho tem como intuito conscientizar a população sobre os cuidados preventivos para essas doenças.

De acordo com o médico cardiologista e docente do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) Antônio Vitoriano, as doenças cardíacas podem ocorrer por falta de cuidados com a saúde, como o sedentarismo, falta de exercícios físicos, má alimentação, hábitos como o fumo e o etilismo; fatores genéticos e também por fatores emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.

“O nosso estado emocional, estresse e ansiedade, afeta a saúde cardiovascular porque a gente sabe que a depressão, o transtorno ansioso e o humor deprimido, o embotamento afetivo, aumentam a produção de radicais livres e isso aumenta as reações de oxidação, piorando o condicionamento cardiovascular. A ausência de um abraço ou de uma mão amiga, acelera a doença cardíaca. A depressão, por exemplo, faz com que o paciente piore a sua condição clínica, que fique propenso a infarto e outros males”, informa.

Além disso, o cardiologista alerta que os sinais do aparecimento de possíveis doenças cardíacas podem ser a pressão arterial, glicose, colesterol e triglicerídios descompensados, além de acometimento de acidente vascular encefálico (AVC), que pode ser indicado a partir de sinais clínicos como a fraqueza de um lado do corpo; alteração ou perda da visão; dificuldade na fala; desvio de rima labial (sorriso torto); desequilíbrio e tontura; alterações na sensibilidade; dores de cabeça fortes e persistentes; além de dificuldade para engolir.

“O infarto e o AVC acometem mais as pessoas da terceira idade porque a gente sabe que existe o envelhecimento dos vasos sanguíneos, que é a aterosclerose, e ainda mais tem a ver com a vida que esses pacientes levaram. Caso eles não tenham tido uma vida ativa ou não tiveram um fator preventivo, há chances deles serem acometidos. Outros grupos de risco para doenças cardíacas são os pacientes hipertensos, diabéticos, dislipidemicos, sedentários, tabagistas, etilistas, estressados, quem ingere muito café, quem teve covid-19 e quem tem histórico familiar”, conta.

Também segundo o cardiologista, entre as doenças cardíacas mais comuns estão a hipertensão, diabetes, dislipidemia, hiperuricemia, síndrome metabólica, ocorrência de AVC e infarto. E para evitá-las são recomendados melhores hábitos alimentares, com a suspensão de comidas que contenham muito sódio, diminuição de alimentos industrializados; prática de atividade física; boa qualidade de sono; menos estresse e cessação do hábito de tabagismo e de consumir bebidas alcoólicas.

No caso de atletas, o médico destaca que males súbitos podem ocorrer mesmo que o atleta seja saudável e que, por isso, é recomendável que indivíduos atletas sejam acompanhados mais de perto por cardiologistas. Uma das causas do mal súbito devido à prática esportiva de alto impacto, apontadas pelo médico, se trata da doença genética miocárdio hipertrófico, onde mesmo o indivíduo saudável pode correr riscos de saúde.

E ao se tratar da marcação de consultas, o médico orienta que pacientes dos grupos de risco citados, quem precisar de avaliação pré-operatória, quem for iniciar atividade física e quem tenha queixas como dor no peito, falta de ar e dificuldade para se movimentar devem buscar por uma avaliação com um cardiologista.