Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

27 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

Em 27/11/1835, na Inglaterra, a pena de morte por homossexualismo é executada pela última vez

Por Enio Lins 27/11/2022 15h03
27 DE NOVEMBRO NA HISTÓRIA

Fotos:27 de novembro de 1835 – Dois homens, James Pratt e John Smith, são executados, em Londres, pelo crime de sodomia. Seriam os últimos condenados à morte por este motivo no Reino Unido –, segundo a Wikipédia, que informa também: “na mesma época, a homossexualidade já era legalizada no Brasil, [e] desde 1830”. Pratt tinha 30 anos e Smith, 45. Os dois foram condenados com base no depoimento de um casal, proprietários de um prédio onde alugavam quartos, que teria visto pelo buraco de uma fechadura a dupla transando num dos compartimentos da casa. Isto foi suficiente, e ambos presos, julgados e condenados pelo disposto na “seção 15 da Lei de Ofensas contra a Pessoa de 1828, que substituiu o Ato de Sodomia de 1533”.

Um magistrado, Hensleigh Wedgwood, depois do julgamento, se posicionou defendendo a comutação da sentença de morte para prisão, mas não foi atendido, apesar de ter escrito que pelo mesmo “crime”, homens com maior poder social tiveram como evitar a pena capital por sodomia. Nada adiantou e na manhã do dia 27 de novembro, foram enforcados em execução pública perante uma multidão.

Sessenta anos depois, em 1895, o grande escritor Oscar Wilde foi processado também por homossexualidade, mas o processo não foi direcionado para o item sodomia, e a pena foi de dois anos de prisão. Em março de 1952, Alan Turing, gênio britânico e considerado pai dos computadores modernos, herói na decifração dos códigos secretos nazistas, foi também condenado por "conduta indecente" e submetido a pena de tratamento químico. A homossexualidade só deixou de ser crime na Inglaterra em 1967, e somente em 2016 Londres cancelou oficialmente condenações antigas que pesavam sobre pessoas acusadas desse “delito”.