Opinião

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Deputados estaduais de Alagoas tomam posse no dia 1° de fevereiro e elegem Mesa Diretora

Por Roberto Lopes 21/01/2023 10h10
Deputados estaduais de Alagoas tomam posse no dia 1° de fevereiro e elegem Mesa Diretora

No próximo dia 1º de fevereiro (quarta-feira), a Assembleia Legislativa de Alagoas dará posse aos deputados eleitos e reeleitos no pleito de outubro último. A primeira sessão preparatória da posse dos 27 parlamentares que irão compor a 20ª Legislatura está prevista para às 14 horas, no plenário da Casa e deverá ser presidida pelo deputado Marcelo Victor (MDB), conforme estabelece as Constituições Federal e Estadual. Logo após a posse dos parlamentares haverá a segunda sessão preparatória na qual será eleito o novo presidente do Legislativo alagoano, em votação isolada.


De acordo com o Regimento Interno da Casa, o presidente eleito é imediatamente empossado e assume os trabalhos para dar sequência ao processo de eleição dos demais integrantes da Mesa Diretora, que será feita de uma só vez em chapa conjunta. A votação é secreta e os deputados devem votar sim ou não para as possíveis chapas apresentadas. Ainda segundo o Regimento Interno, para eleger o novo chefe do Legislativo, assim como os demais integrantes da Mesa Diretora, é exigida a maioria absoluta de 14 votos. Os parlamentares eleitos para Mesa Diretora irão representar o Poder Legislativo no próximo biênio (2023/2024).

Eleita e empossada a Mesa Diretora, bem como os suplentes, o presidente convocará os parlamentares a comparecer a Casa, no próximo dia 15 de fevereiro, para a instalação da primeira sessão legislativa da 20ª Legislatura. A Mesa Diretora da Casa é composta pelo presidente, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 3° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário, 3° secretário, 4° secretário, 1° suplente e 2° suplente.

Estreiam no Parlamento os deputados: Alexandre Ayres (MDB), Fernando Pereira (PP), Carla Dantas (MDB), Dr. Wanderley (MDB), Remi Calheiros (MDB), Delegado Leonam (União Brasil), Rose Davino (PP), Lelo Maia (União Brasil), Andre Silva (Republicanos), Gabi Gonçalves (PP) e Mesaque Padilha (União Brasil).

Retornam a Casa Tavares Bastos os deputados: Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Fátima Canuto (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros Filho (MDB), Marcos Barbosa (Avante) e Silvio Camelo (PV).