Ctrl S

Sobre o que você não sabe, mas que move sua vida digitalmente.

Coworking público atrai novos empreendedores em Maceió

Espaço conta com 104 estações de trabalho, três salas de reunião, internet gratuita e ambientes climatizados, o acesso é gratuito e funciona de domingo a domingo, 24h

Por Redação 24/01/2023 19h07
Coworking público atrai novos empreendedores em Maceió

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) tem investido, fortemente, em ações e espaços que fomentem a área de CTI no estado, além de contribuir diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimular o desenvolvimento econômico, promovendo e atraindo o empreendedorismo e a economia criativa. Um desses espaços, o coworking público, fica localizado na área térrea do Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), no bairro do Jaraguá.

Inaugurado em junho de 2022, o espaço foi criado essencialmente para ser uma área de uso comum da sociedade alagoana e de todos os interessados em CTI, com um ambiente favorável à democratização na criação e reforço de conexões em networking e negócios.

Com 104 estações de trabalho, três salas de reunião, internet gratuita e ambientes climatizados, o acesso é gratuito e funciona de domingo a domingo, 24h. Para fazer uso, o único pré-requisito é a realização de um cadastro que deve ser efetuado na recepção do local de segunda a sexta das 8h às 18h.


O coworking é um espaço público de trabalho, onde as pessoas compartilham o mesmo ambiente e estrutura, reunindo profissionais que não trabalham necessariamente na mesma área de atuação. É um espaço colaborativo que se torna um meio de auxiliar profissionais autônomos, garantindo aos mesmos uma excelente alternativa para fazer novos contatos de negócios, além de ser um ambiente propício para estudos e elaboração de novos projetos.

Para Erivelto Sobrinho, que faz parte de uma empresa de Consultoria Financeira e Assessoria, Omni Inteligência Financeira, e utiliza o espaço frequentemente, o ambiente construído pela Governo de Alagoas tem auxiliado bastante os pequenos empreendedores que já não precisam mais alugar um local para trabalhar e, dessa forma, podem investir em outras melhorias no seu negócio, movimentando a economia alagoana.

“Para a gente que está iniciando o negócio, ou trabalha de forma autônoma, esse espaço caiu como uma luva, principalmente com essa tendência do home office. Você pode se deslocar e encontrar um local onde pode focar no que você precisa fazer naquele dia, na meta, e o CIPT, o Coworking, nos dá isso de forma gratuita.

“Com ar-condicionado, internet e um espaço que você pode até receber clientes. A estrutura que temos aqui, eu acho que nunca vi em lugar nenhum. Viajo bastante para outros Estados, e posso dizer que é fora do comum o que fizeram aqui, principalmente por ser gratuito. Venho quase todos os dias e quando não fico na área externa, vou para as salas de reunião mais privativas para conversar com meus sócios, que vêm à noite. Para mim, esse espaço é nota mil, e eu sempre faço questão de dizer que quem não conhece, precisa conhecer”, ressaltou Erivelto.

Além desses escritórios e estações de trabalho abertos, onde basta chegar e utilizar, o Centro de Inovação possui espaços também como aceleradoras e incubadoras, em que o uso fica por parte das empresas que participam dos programas do Governo, com uma seleção prévia, preenchendo os requisitos que o programa exige. Esses espaços ficam localizados no primeiro andar do prédio, na sala 116.