Tic Tac Tic Tac / Por Enio Lins

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

28 de fevereiro: em 1897, os franceses acabam com o Reino de Madagascar

Por Enio Lins 28/02/2023 08h08
28 de fevereiro: em 1897, os franceses acabam com o Reino de Madagascar

28 de fevereiro de 1897 – A rainha Ranavalona III passa a ser cativa da França, que decreta nesse dia o fim da independência de Madagascar, imensa ilha africana.

Madagascar se torna colônia francesa e a família real nativa, composta a partir daí por apenas três mulheres (Ranavalona III, sua irmã Rasendranoro, e sua sobrinha Razafiandriamanitra), se torna prisioneira, de fato, do governo francês. Mantidas em detenção confortável, viverão o resto de suas vidas no exílio.

Os demais membros do governo malgaxe são afastados, ou detidos, e os mais importantes, como o primeiro-ministro Rainilaiarivoni (também marido, no papel, da rainha), exilados na colônia francesa da Argélia.A deposição da secular monarquia malgaxe e a ocupação francesa da ilha de Madagascar foi mais um movimento da invasão e colonização europeia do continente africano.

Depois da morte – em Paris, 1948 – de Marie-Louise Razafinkeriefo, definitivamente acabou a monarquia malgaxe. Ranavalona III morreu em1917, como exilada. Marie-Louise, sem filhos, era filha da princesa Razafiandriamanitra (morta no parto, aos 14 anos) e de um soldado francês desconhecido. Como a rainha deposta, e sua tia, não tinha filhos, adotou-a em 1897.