28 de fevereiro: em 1897, os franceses acabam com o Reino de Madagascar
28 de fevereiro de 1897 – A rainha Ranavalona III passa a ser cativa da França, que decreta nesse dia o fim da independência de Madagascar, imensa ilha africana.
Madagascar se torna colônia francesa e a família real nativa, composta a partir daí por apenas três mulheres (Ranavalona III, sua irmã Rasendranoro, e sua sobrinha Razafiandriamanitra), se torna prisioneira, de fato, do governo francês. Mantidas em detenção confortável, viverão o resto de suas vidas no exílio.
Os demais membros do governo malgaxe são afastados, ou detidos, e os mais importantes, como o primeiro-ministro Rainilaiarivoni (também marido, no papel, da rainha), exilados na colônia francesa da Argélia.A deposição da secular monarquia malgaxe e a ocupação francesa da ilha de Madagascar foi mais um movimento da invasão e colonização europeia do continente africano.
Depois da morte – em Paris, 1948 – de Marie-Louise Razafinkeriefo, definitivamente acabou a monarquia malgaxe. Ranavalona III morreu em1917, como exilada. Marie-Louise, sem filhos, era filha da princesa Razafiandriamanitra (morta no parto, aos 14 anos) e de um soldado francês desconhecido. Como a rainha deposta, e sua tia, não tinha filhos, adotou-a em 1897.
últimas
-
Meio ambiente
IMA anuncia vencedores do 1º Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental
-
Praça do Graciliano Ramos
Ação policial termina com três presos por tráfico na Cidade Universitária
-
Jovem fica ferido após carro colidir com residência em Marechal Deodoro
-
Suspeito foragido
Polícia Civil investiga feminicídio de enfermeira em Penedo
-
Deixam duas filhas
Casal sequestrado no Jacintinho podem ter sido mortos por engano



