Opinião

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

A bolsa educação do prefeito Renato Filho, de Pilar, lacra, porque traz as gentes excluídas para a roda do poder

Por Raízes da África 18/04/2023 10h10
A bolsa educação do prefeito Renato Filho, de Pilar, lacra, porque traz as gentes excluídas para a roda do poder

Vivemos em um tempo permanente das políticas mirabolantes, com objetivo primeiro de lacrar nas redes sociais, e vender a ilusão de que está tudo bem.


A propaganda é a alma de todo negócio,não é mesmo?!

O Programa Vale Letra: Ler e Escrever Valem Muito, ou a bolsa educação, de R$ 120 instituída por Renato Filho, o prefeito de Pilar, Alagoas, ressoa de forma assertiva e humanitária.

Transforma e inclui pessoas, ao fazer a escuta real de uma das mais indignas iniquidade social em Alagoas: o analfabetismo, crônico e indiferenciado pelo poder público, principalmente das gentes grandes, adultos, e de maiores de 15 anos.

Meu pai, o mestre serralheiro era analfabeto funcional, mas, um cabra tão curioso do mundo, que com seus saberes ancestrais desvendava os hieroglifos feito letras. Ao longo da vida adquiriu gosto pela leitura.

Foi quem me ensinou a amar os livros e fico imaginando se tivesse sido concedido, a ele e tantas outras pessoas, o direito de ser alfabetizado na cartilha da inclusão social.

Em Alagoas, a terra de Palmares, o analfabetismo tem cor: é preto.

Para mim é difícil pegar o ônibus porque não seio ler- diz a moradora de uma Grota, em Maceió.

O sonho da matriarca do quilombo de Lagoa do Algodão, em Carneiros,AL era (é?) o aprendizado das letras.

O sonho de muitas mulheres do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas, na periferia do Conjunto Benedito Bentes II, é aprender a ler e escrever.

A vontade grande de Maria do Oya é desvendar os pontos da cantiga do santo, a partir da leitura.

É altíssimo o índice de adultos, gente, preta desletrada, nos quilombos alagoanos, nos terreiros de matriz africana, nas periferias, sem o poder da leitura, segregadas, deixados no cantinho do castigo..

A bolsa educação do prefeito Renato Filho lacra, porque traz as gentes excluídas, do municipio de Pilar, para a roda do poder.

Conhecimento é poder!!!

“Lá atrás, quando iniciamos a nossa busca ativa, percebemos que os filhos estavam matriculados, mas que os pais não sabiam nem ler, nem escrever. E a maior obra de qualquer gestor é fazer com que as pessoas possam adquirir conhecimento, emancipar-se de verdade. Para isso, basta que essas pessoas tenham a oportunidade de estudar, de realizar sonhos, de serem o que quiserem”, afirmou o prefeito do Pilar, Renato Filho, no lançamento do Vale Letra.”

Quiçá a iniciativa se espalhe na Alagoas, todinha!

É isso!

Parabéns, prefeito, Renato Filho!

Saiba mais: https://www.mercatusjornal.com.br/carreiras/com-bolsa-de-r-120-pilar-vai-lancar-programa-contra-analfabetismo/

PS: Uma sugestão dessa ativista:importante na ficha de inscrição de participantes ter a inclusão do quesito raça x cor.