É SOBRE ISSO

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Devocional diário é uma saída para momentos difíceis

Hoje já existem ferramentas que auxiliam na maior conexão com Deus

Por Redação com assessoria 21/05/2023 09h09
Devocional diário é uma saída para momentos difíceis

Momentos complicados surgem com frequência, seja no trabalho, na faculdade ou em casa. Muitos problemas, inclusive, parecem não ter solução quando consideramos nossas próprias forças, então pode acontecer de deixar aquele sentimento de preocupação falar mais alto, além da vontade de desistir.

São nestes momentos que o Devocional Diário pode servir de consolo, pois é o momento em que o cristão cria uma conexão direta com Deus. Em Salmos 119:15-16 está escrito: “Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra”.

No mês da meditação (comemorado mundialmente no dia 20/05), explica Lu Alone, Ministra de Louvor e representante do Glorify, explica como o devocional, que é o Ato de meditar na palavra de Deus, pode auxiliar nestes momentos: “surgem problemas em nossas vidas em que não sabemos o que fazer. É aí que devemos separar um tempo ainda maior com Deus, pois n’Ele encontraremos as respostas. O devocional serve para fazer essa conexão e ajudar o cristão a encontrar sentido em Jesus.”

Outro benefício do devocional diário é a sabedoria adquirida. Está escrito em Tiago 1:2-4: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

Estudos da Universidade de Waterloo ainda mostram que a meditação também pode aperfeiçoar as funções e níveis de energia cerebral. A pesquisa aponta um aumento da capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.

Além de práticas, muitas destas ferramentas são gratuitas como o Glorify, maior aplicativo devocional cristão do mundo disponível para Android e IOS. Em poucos minutos, a pessoa tem acesso ao devocional diário e também a Bíblia. Na aba Ouvir há diversos conteúdos também separados por temas para apoio em diversos momentos do dia e da vida.

Confira 3 dicas práticas para fazer um devocional diário:

- Reserve um tempo na agenda

A correria do dia-a-dia pode até ser o vilão do tempo. Assim como as pessoas dedicam um tempo para ir à academia ou passar no shopping, fazer o devocional requer constância e disciplina. Por isso, reservar um tempo na agenda, de 10 a 15 minutos já bastam para fazer o devocional completo. Em Colossenses está escrito: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”.

- Faça em qualquer horário

Muitas pessoas, de fato, preferem fazer seu devocional na parte da manhã, pois é como se fosse o combustível para as tarefas diárias. Porém, é possível ter o seu momento com Deus em qualquer hora do dia. Em Josué 1:8 está escrito: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”. Ou seja, você pode fazer tomando café da manhã, almoçando ou indo para o trabalho, por exemplo. Desde que você consiga meditar e refletir sobre aquilo que está sendo falado.

- Anote!

Anotar é uma boa dica para pessoas que às vezes podem esquecer ou deixar passar alguma informação. Use o bloco de notas ou um caderno para colocar suas reflexões e entendidos sobre o devocional. O legal é que você pode voltar a leitura quantas vezes quiser.