Rotas do Mundo

A pluralidade cultural nos Emirados Árabes Unidos e os eventos que enaltecem a diversidade

Por Nana Jucá Rodas* 08/10/2023 13h01
A pluralidade cultural nos Emirados Árabes Unidos e os eventos que enaltecem a diversidade

Os Emirados Árabes Unidos possuem uma população verdadeiramente diversificada, exemplo de como a pluralidade cultural pode enriquecer uma nação de maneiras inimagináveis. Neste artigo, iremos conhecer a composição da população do país e a importância dos eventos culturais para celebrar essa multiplicidade.

Os EAU compreendem sete emirados distintos: Abu Dhabi (a capital), Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al-Quwain, Ras Al Khaimah e Fujairah. Considerado um ímã para expatriados de todo o mundo, os Emirados têm população aproximada de 10 milhões de pessoas das quais cerca de 12% são cidadãos locais.



O país se tornou lar para aproximadamente 200 nacionalidades diferentes. Índia, Paquistão, Bangladesh e Filipinas lideram o ranking de nacionalidades, seguidos por países próximos: Irã, Egito, Nepal, Sri Lanka e China. E demais localidades: Europa, Américas, África. (com base nas estatísticas de múltiplas fontes – Global Media Insight).

A celebração da diversidade de nações se dá numa vasta agenda de eventos culturais ocorrendo ao longo do ano. Estes eventos desempenham um papel vital na promoção da compreensão e apreciação mútua entre as diferentes comunidades.


Os principais espaços de eventos nos EAU são: Etihad Arena em Abu Dhabi, com capacidade para 18.000 pessoas, Coca Cola Arena em Dubai para 17.000 pessoas e o Dubai Ópera House com capacidade para 2.000 pessoas.

O Etihad Arena está localizado no distrito de Yas Bay Waterfront, um complexo com vários bares e restaurantes. A casa de shows climatizada, recebe eventos de grande porte como UFC e NBA. Nesse ano, foi palco para: Imagine Dragons, Backstreet Boys, Guns n’ Roses, Sting, além de famosos da comunidade árabe como Majid Al Mohandis e Rabeh Saqer.



O Coca Cola Arena, na área de City Walk, é uma das arenas mais avançadas em tecnologia do mundo: 400 metros quadrados de telas LED, sistema de som de última geração com teto projetado para acomodar 190 toneladas de equipamentos. Já foi palco para grandes artistas, como o cantor de Bollywood Arijit Singh, o compositor alemão Hans Zimmer, Maroon 5, Cirque du Soleil, comediantes e eventos esportivos. Na agenda dos próximos dias: Kiss, Bryan Adams e Khalid prometem shows inesquecíveis.

O Dubai Ópera House, situado nas mediações da icônica Burj Khalifa e do shopping Dubai Mall, possui design diferenciado que remete a um Dhow (veleiro tradicional da região). Inaugurado em 2016 por Plácido Domingo, possui longa agenda de peças de teatro renomadas como Cats, Les Misérables e Fantasma da Ópera. Os shows também ocupam boa parte da programação, grandes artistas de renome mundial se apresentam no Dubai Ópera. Recentemente, no final de setembro, foi palco para o show de Gilberto Gil, que embalou a comunidade brasileira com um repertório incrível.

Festivais super variados também acontecem nos Emirados, a exemplo do Quoz Arts Fest em Alserkal com apresentações de danças contemporâneas e artes cênicas. O Festival de Literatura da Emirates Airlines que acontece no mês de fevereiro, trazendo grandes autores de livros adultos e infantis. O Dubai Food Festival, que promove diferentes experiências gastronômicas em diversos restaurantes da cidade com criação de menus especiais e valores atrativos durante o evento, oficinas de culinária e encontro com chefs estrelados. Festival de Liwa em Abu Dhabi que traz danças e artesanato típicos dos Emirados, shows variados e torneios de jogos online.


Com muito orgulho eu e minha família fazemos parte dessa diversidade, me recordo de um momento especial no ano de 2015, onde meus filhos fizeram parte de uma quebra de recorde para o Guinness - quando a escola deles gravou o hino nacional dos Emirados “Ishy Baladi – Long Live My Nation” cantado por crianças de 119 nacionalidades diferentes para celebrar os 43 anos do País.

Em suma, a população dos EAU é um mosaico eclético, apreciado e celebrado pelos líderes locais. A diversidade cultural é considerada um ativo inestimável. Os eventos culturais que acontecem no país são o reflexo dessa pluralidade, servindo como pontes que conectam pessoas de diferentes origens e, ao fazê-lo, fortalecem os laços culturais e a compreensão mútua.

No próximo artigo, gostaria de fazer um convite aos nossos leitores: Vamos viajar juntos para destinos próximos aos Emirados Árabes Unidos? Qual será o primeiro destino escolhido?










*Turismóloga / Pós-graduada em Gestão empresarial

Guia de turismo licenciada em Dubai e Abu Dhabi – EAU

Instagram: nanarodas_guiadeturismo