Rotas do Mundo

Eslovênia: um país de belas surpresas

Por Nana Jucá Rodas 24/01/2024 09h09
Eslovênia: um país de belas surpresas

A Eslovênia faz parte de uma região que integrava a Ioguslávia após a Segunda guerra mundial, em 1991 conquistou sua autonomia e ao longo dos tempos, o pequeno país europeu começou a ganhar notoriedade pelo mundo como destino turístico pitoresco. A Eslovênia está localizada numa região privilegiada: o encontro dos Alpes com o Mediterrâneo. Sua rica herança cultural combinada a lagos, florestas, vilas medievais e montanhas parece “abraçar” seus visitantes numa atmosfera acolhedora. Em 2022 ganhou o prêmio de melhor destino europeu, destaque nas listas de preferidos dos leitores da revista Travel + Leisure.
Convidamos você a conhecer a Eslovênia e sua variedade autêntica de atrações turísticas.


Liubliana, a maior cidade e a capital da Eslovênia, faz parte de uma rota comercial entre o norte do mar Adriático e a região do Danúbio. Em eslavo, o prefixo do nome da cidade: “Ljub” significa amor, o significado parece tomar forma e o ambiente romântico nas ruas retrata bem a elegância europeia com sua riqueza arquitetônica. Às margens do rio Liublianica, nas ruelas de paralelepípedos, é onde se concentra o agito: vários bares, restaurantes e cafés (destaque para a sorveteria Cacao, que segundo meus filhos é o melhor sorvete do mundo e devo concordar) com bela vista das pontes que também são cartão postal da cidade como a charmosa ponte tripla e a ponte do dragão. A região é uma obra de arte viva, com fusão de estilos: desde a arquitetura medieval até as inovações contemporâneas com lojinhas e galerias de arte que são verdadeiras experiencias para aguçar todos os sentidos dos viajantes.

O Castelo de Liubliana, é outro ponto imperdível para visitação, erguendo-se majestosamente sobre a cidade, o castelo oferece um panorama deslumbrante que é facilmente acessado por um sistema de ferrovia funicular. Aproveite sua visita para conhecer a Capela do castelo de São Jorge, a penitenciária e a galeria Rustika até chegar na torre de observação.

No norte do país, a 55 quilômetros da cidade de Liubliana, encontra-se o majestoso Lago Bled, uma obra-prima da natureza que parece ter escapado de um conto de fadas. Com sua pequena ilha central, adornada por uma igreja barroca, e as majestosas montanhas dos Alpes ao fundo, o Lago Bled é de uma beleza fascinante. Os visitantes podem embarcar em barcos tradicionais conhecidos como "pletnas" para explorar a ilha, cujas lendas envolvem desejos e amores eternos. No alto, avista-se o castelo medieval de Bled, o mais antigo da Eslovênia, também aberto para visitação.

A Eslovênia esconde um segredo abaixo da superfície, nas Cavernas de Postojna. Um sistema subterrâneo espetacular que se estende por quilômetros. Estalactites e estalagmites, esculpidas ao longo de milhões de anos, criam um espetáculo visual inigualável. Essa atração me surpreendeu pela sua beleza única e infraestrutura impecável para receber turistas de forma segura e sustentável. Os visitantes podem explorar este mundo subterrâneo a bordo de um trenzinho que percorre galerias misteriosas, revelando maravilhas geológicas que desafiam a imaginação.


O imponente castelo renascentista de Predjama, cravado nas rochas das montanhas de Karst, propositalmente posicionado para dificultar seu acesso, é um testemunho da engenhosidade arquitetônica. Erguendo-se como um guardião intrépido, o castelo desafia a própria natureza ao se integrar perfeitamente às formações rochosas. O castelo de Predjama, foi objeto de um filme de Jackie Chan e é aberto ao público, com tours por áudio em vários idiomas que relatam uma história rica em intrigas e lendas. Predjama é um convite a explorar suas masmorras, passagens secretas e vistas panorâmicas que se estendem até o horizonte.

A Eslovênia, se encaixa muito bem como opção de “destinos casados” para quem pensa em visitar países como Suíça, Inglaterra, Alemanha e Itália por possuírem vasta opção de malha aérea com a British Airways, Lufthansa, Swiss Air conectando esses países à capital do país. Partindo dos Emirados Árabes, o voo tem duração de 6h30m até a cidade de Liubliana com ótimas opções de companhias aéreas de baixo custo, como a Fly Dubai e a Wizz Air.


Com suas belas paisagens e patrimônios culturais imaculados, o país é uma sinfonia de experiências únicas. Essas atrações turísticas mencionadas, são pequenas amostras do que essa localidade extraordinária tem a oferecer, um cenário inesquecível para todos os que buscam a beleza autêntica e a hospitalidade sincera. Cada recanto, cada detalhe, revela a Eslovênia como um destino singular e verdadeiramente cativante, esperando para ser desbravado por almas aventureiras.

* Nana Jucá Rodas

Turismóloga / Pós-graduada em Gestão empresarial

Guia de turismo licenciada em Dubai e Abu Dhabi – EAU

Instagram: nanarodas_guiadeturismo