Wadson Regis

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

’Guerra' faz a saúde avançar em Alagoas

Por Blog do Wadson Régis 05/02/2025 08h08
’Guerra' faz a saúde avançar em Alagoas
Paulo Dantas e JHC - Foto: ilustrativa / Reprodução - internet

Paulo Dantas e JHC não se comunicam, mas têm se trumbicado quando o assunto é saúde pública (ainda bem). De não se falarem é por opção ou posicionamento político, mas que façam o dever de casa. Queiram ou não os "soldados da destruição" - que há nos dois lados, governador e prefeito da capital têm promovido mudanças significativas, com o Estado avançando na oferta de leitos na capital e no interior. Aliás, leitos, exames e procedimentos de alta complexidade que só eram possíveis na rede privada. De um lado, JHC conseguiu o que nenhum antecessor teve coragem: bancar um hospital municipal e, mais ainda, com equipamentos e serviços que também só eram possíveis na rede privada.

Só que na política, pouca gente percebe, a guerra de egos é feroz. Ruim para quem não consegue (naquele momento), mas as conquistas motivadas pelas disputas políticas são, geralmente, benéficas à população. Por exemplo: JHC montou o Hospital da Cidade e trabalhou duro para formalizar parceria com renomado Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda não conseguiu. Eis que, agora, o Governo de Alagoas firmou, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acordo de cooperação técnica entre o Instituto do Coração de São Paulo (InCor/SP), Fundação Zerbini e o Hospital do Coração Alagoano, unidade referência no atendimento de alta complexidade por meio do SUS em Alagoas.

Entre as vantagens da parceria estão ações e serviços voltados para fortalecer a assistência, pesquisa e ensino em cardiologia em Alagoas.

“É um momento ímpar. Vamos atuar em conjunto com uma das maiores instituições do mundo na área de cardiologia, que fez e faz história. Nosso objetivo é avançar ainda mais na excelência do atendimento especializado em cardiologia para os alagoanos. Queremos fazer ainda mais políticas públicas voltadas à saúde cardiovascular e essa parceria é fundamental para isso", garante o cardiologista José Wanderley Neto, responsável direto pela parceria.

Se o Albert Einstein não veio duvido, pelo que conhecemos de JHC, que ele desista de ampliar os serviços no Hospital da Cidade, através de parceria com outro importante hospital que atua em rede nacional.

Essa é a "guerra boa para todos". Quem perde chora, quem vence cada batalha, festeja.

A política é dinâmica d+.