Cultura

Aos 105 anos, "Baronesa do Carrasco" emociona público no Raízes de Arapiraca

Por Tony Medeiros com Emtemponotícias 21/03/2022 09h09
Aos 105 anos, 'Baronesa do Carrasco' emociona público no Raízes de Arapiraca
Homenagem a "Baronesa do Carrasco" - Foto: Tony Medeiros

"105 anos de idade e ainda danço forró". O entusiasmo de dona Maria Sena, a "Baronesa do Carrasco", mostra como foi o clima da 10ª edição do projeto Raízes de Arapiraca. O hall do Cinesystem Arapiraca virou um salão de sorrisos neste domingo (20/03). Dona Maria Sena foi uma das 16 personagens homenageadas no projeto idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho e que já lançou mais de 180 documentários sobre Arapiraca.

"A Baronesa" de 105 anos é pernambucana e veio para Arapiraca em 1967. Orlando Tavares, neto dela, sorri emocionado pela homenagem recebida pela avó. "To olhando a foto dela no quadro e estou me arrepiando. Maravilhoso demais. Boa pessoa, boa mãe, avó maravilhosa. Agradecer demais ao deputado Ricardo Nezinho pela homenagem. Deus abençoe", disse Orlando.

As emoções se dividem entre as famílias para multiplicar no ambiente. Paulo Vicente, filho da homenageada dona Josefa Marques da Silva, de 89 anos, falou sobre a felicidade da família pela oportunidade de dona Josefa, a "Guardiã do tempo", contar a própria história. "É um momento de muita felicidade. A história dela fica marcada para outras pessoas conhecerem. A gente agradece ao deputado Ricardo Nezinho pela iniciativa. Não existem palavras para demosntrar o que a gente está sentindo agora", afirmou Paulo."A Pastorinha" Maria Magdalena, de 86 anos, também falou sobre a felicidade pela homenagem. "Maravilhoso demais", disse.

Amizade e importância 

Mariângela Lopes, amiga da pastorinha, revelou a importância dela para o bairro Canafístula. "Ela tem um grande significado pela atuação na vida da comunidade. Foi uma das primeiras professoras e continua com a missão de guardar os registros da da Igreja Católica. Quem chega para conversar vai encontrar disponibilidade para ela falar sobre a história da comunidade", comentou.

Um dos personagens talvez você não conheça pelo nome de registro: Manoel Alves. Mas o apelido ultrapassa as divisas de Arapiraca. Mané Véio tem 73 anos. As portas das famílias se abrem há vários anos para o lindo trabalho do carpinteiro. "Deus abençoe o deputado Ricardo Nezinho. Muito anos de vida e continue com este trabalho", elogiou.

Família orguhosa 

A família, orgulhosa comemora a homenagem. "Ele é raiz de Arapiraca. Bom exemplo para falar da cultura e da história. Gratidão ao deputado Ricardo Nezinho por alavancar a história de Arapiaca, que é um pouco esquecida. Neste projeto, muitos moradores contam a real história da cidade", contou Dilma Carla, filha de Mané.
"Ele está maravilhado e a família toda também. Linda demais a homenagem", afirmou Jaqueline de Lima, nora de Mané Véio.

Sabedoria

Para o deputado Ricardo Nezinho, idealizador do projeto Raizes de Arapiraca, a proposta é eterninar as emoções da cidade de 97 anos e mostra com as dificuldades foram superadas ao longo dos anos e os caminhos para valorizar as histórias de moradores.

"O Raízes deixa ativa a história destes que contribuíram de forma direta com Arapiraca. A gente aproveita e também bebe um pouco da sabedoria destes personagens e de como conduziram a vida de superação, de garra, de altos e baixos. Fico muito feliz por colaborar eternizando a vida e a história das pessoas", lembrou Ricardo.

"São momentos históricos. Agradeço demais a todos que estão aqui sendo hmenageados, ao meu amigo Daniel Barbosa por ser um entusiasta pelo desenvolvimento de Arapiraca, assim como minha irmã, Rute Nezinho, vice-prefeita, que me ajuda e muito no dia a dia e, obviamente, a presença da minha esposa Suely Mara, por sempre estar com a gente e pela participação na minha vida", afirmou Ricardo Nezinho.

Para Daniel Barbosa, o Raizes de Arapiraca é muito importante para o desenvolvimento de Arapiraca. "O Raizes faz um mosaico contando estas histórias. A gente aprende com a experiência deles para melhorar o presente e o futuro. O deputado Ricardo Nezinho é muito atuante, faz muito pela cidade, pelo Agreste, por Alagoas", confirmou Daniel Barbosa.

"É um sentimento de felicidade. O projeto valoriza os homenageados, valoriza as famílias. Repassa para o mundo, aravés da tecnologia, a importância de história de legado, de tudo o que foi feito em Arapiraca, afirmou Suely Mara, esposa de Ricardo Nezinho.

"Vim agradecer ao Ricardo pelo trabalho brilhante e que fará Arapiraca lembrar sempre da história, do desenvolvimento. É um um trabalho de geração para geração, resgata as memórias de um povo. Ricardo é um minerador de histórias. Vai longe para valorizar tantos momentos", comentou Rute Nezinho, vice-prefeita de Arapiraca e irmã de Ricardo.

"São mais de 50 profissionais envolvidos neste projeto que a gente tem muito orgulho. Mais de 180 documentários já foram lançados e seguimos contando histórias", informou o deputado estadual Ricardo Nezinho.

Confira a lista dos homenageados nesta 10ª edição do Raizes de Arapiraca:


Luiz Nunes ( O Prosador), Heloisa Soares (A casa das cinco moças), Maria Magdalena (A Pastorinha), João Nunes (O Sinaleiro), Creuza de Olivera ( O Orvalho do Amor), Elenice Pereira ( A Condessa dos Barbosa), Abílio Balbino (o Canto do Guerreiro), Jurandir Luis (Ofícios Econômicos), Maria Sena (A Baronesa do Carrasco), Emidio Barboza (O Agropecuarista), Antônio Augusto ( O Soldado e o Ouro Preto), Maria Amália (A Guardiã do Poço da Pedra), Josefa Marques (A Guardiã do Tempo), Josefa Angelina ( A Genética da Evolução), Manoel Alves ( O Carpinteiro), Maria das Dores ( A Filha do Alfaiate).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu