Cultura

FEIRA LITERÁRIA

Douglas Apratto será homenageado na quarta edição da Flipontal

Anualmente, o vice-reitor do Cesmac, professor e historiador lança obras sobre a historia de Alagoas

Por Da Redação 28/03/2022 16h04 - Atualizado em 28/03/2022 16h04
Douglas Apratto será homenageado na quarta edição da Flipontal

Entre os dias 30 de abril e 1º de maio, as ruas do Pontal da Barra serão ocupadas por festa e cultura no final deste mês, com as atividades da Feira Literária do Pontal da Barra (Flipontal. O bairro turístico será palco de shows, homenagens, palestras e atividades culturais realizadas pela Prefeitura de Maceió.

O vice-reitor do Cesmac, professor e historiador, Douglas Apratto Tenório, falou sobre a Feira. "Eventos como a Flipontal mostram a pujança da cultura alagoana, a criatividade e compromisso da intelectualidade com os bairros periféricos da cidade e com a inclusão social. Outros dois pontos importantes são a união dos literatos, artistas e historiadores em prol do ideal comum, numa época tão difícil como a que atravessamos e, principalmente, o brilho e liderança desse gigante chamado Carlito Lima", disse.

O alagoano é um dos homenageados do evento. “O sentimento de ser homenageado é de grande emoção e felicidade. Sou um historiador da praxis desde minha juventude. Tenho uma produção científica em dezenas de livros e, continuo, aos 77 anos, com o mesmo vigor dos 20, anualmente lançando obras sobre a historia da minha terra e do meu povo. A homenagem me traz ainda mais responsabiludade”, afirma Apratto.

A Escola Municipal Silvestre Péricles servirá de âncora para o evento, que ocupará as ruas do bairro. Às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é rico em história e cultura, sendo conhecido por suas rendeiras, patrimônio imaterial de Maceió e um dos cartões postais da cidade para o mundo.

Em sua quarta edição, a Flipontal também deve criar várias oportunidades de trabalho para os empreendedores da cidade, além de turbinar o comércio local do bairro. Os grupos culturais que se apresentarão também poderão contar com a renda e a visibilidade proporcionada pelo evento.

“Esperamos que todos que visitem a festa criem um interesse maior pela literatura e tudo que estabelece interface com ela, como a história, a geografia do bairro, seu riquíssimo patrimônio material e imaterial, a contação de histórias e o estímulo à imaginação”, destaca o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia.

O evento é organizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu