Cultura
Maria Amélia Vieira e Dalton Costa: compartilhando os Saberes da Arte
Maria Amélia Vieira e Dalton Costa têm muitos pontos em comum. São muito bem casados, e compartilham inclusive o amor e a dedicação ao ofício. Ambos são artistas para lá de talentosos, e acreditam que o segredo de serem tão bem sucedidos e realizados é multiplicar conhecimentos, informações e experiências.
Com a Galeria Karandash, eles buscam muito mais que comercializar suas obras, e como ambos colecionam trabalhos de artistas populares, surgiu o Museu Coleção, reunindo criações de artistas que descobrem em suas andanças Brasil afora, principalmente aqui em Alagoas. Mas, o mais incrível, eles não só adquirem as peças com as quais mais se identificam, mas principalmente, desenvolvem projetos para estimular e inspirar artistas que garimpam pelo agreste e sertão.
Já desenvolveram inúmeros projetos, que incluem oficinas que agregam saberes, que até então, estes moradores de comunidades distantes dos grandes centros urbanos, não teriam acesso. Nestas oficinas, muitas trocas de informações, percebendo que, por mais talentosos que sejam, estes fazedores de arte não têm consciência da importância de suas produções, e fatalmente, não dão o devido valor, sem consciência de como calcular quanto estas peças valem. Para isso, já produziram oficinas com apoio de instituições que viabilizam palestras nas quais passam a ter informações de como valorizar suas produções.
Assim, surgiu o Ponto de Cultura - Arte em Movimento, tendo Dalton Costa com presidente e Maria Amélia Vieira como coordenadora executiva de projetos, conseguindo "compartilhar ações que promovem a produção,democratização e difusão do conhecimento, como as oficinas de fotografia e arte-educação para jovens das duas comunidades escolhidas e possibilitar que as crianças destas localidades entrem em contato com materiais e propostas artísticas nunca antes vivenciadas, consolidando cada vez mais as propostas do Museu no Balanço das Águas, barco que navega ao longo do rio São Francisco atingindo as mais isoladas comunidades, inclusive.
E desde 2014, o Ponto de Cultura vem realizando inúmeros eventos nos municípios alagoanos Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, Entremontes, em Piranhas, Belo Monte e Traipú. Com o Arte em Movimento, ampliam horizontes, atendendo outras comunidades ribeirinhas, como os pequenos povoados Mato da Onça e Jacarezinho, ambos, no município de Pão de Açúcar.
Com apoios da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura, o Ponto de Cultura Arte em Movimento ultimando detalhes para as Oficinas de Fotografia, Arte-Educação e Exposição.
Em Jacarezinho, entre os próximos dias 24 e 26 de novembro, e no Mato da Onça, entre 10 e 12 de dezembro. Estes dois povoados, nos arredores da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar. A artista plástica Maria Amélia Vieira será a instrutora das oficinas de Arte-Educação, e juntamente com a arte-educadora Regeny Rocha que dividirão conhecimentos, enquanto a fotógrafa, designer e comunicadora visual Brenda Viana, será a instrutora das oficinas de fotografia.
Para mais acessem https://www.karandash.com.br
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
IML de Maceió divulga nome das vítimas fatais do acidente da Serra da Barriga
-
ESPORTE
Neymar rebate declaração de comentarista da Globo: “Fanfarrão”
-
CULTURA
Circuito Penedo terá workshop com Larissa Bocchino sobre o ator no mercado do audiovisual
-
INTERNACIONAL
Candidato da oposição de esquerda vence eleições presidenciais no Uruguai
-
ECONOMIA
Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024