Cultura
Galo da Madrugada se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
Para a felicidade dos foliões, o maior bloco de rua do mundo pelo Guinness book, o Galo da Madrugada, passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Recife. Isso porque o prefeito do Recife João Campos Sancionou A Lei municipal 10.039, que reconhece a relevância do grupo carnavalesco. A Lei já está em vigor e a sanção consta no Diário Oficial do Município.
Em 2009, o bloco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, via lei nº 928/2009, de autoria da Assembleia Legislativa, e sancionada pelo então governador Eduardo Campos (PSB). De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), o patrimônio imaterial pode ser entendido como um conjunto de práticas, representações e expressões.
“É uma honra para toda a diretoria do galo e um reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo a mais de 40 anos, defendendo a cultura do Recife, de Pernambuco, valorizando os artistas da nossa terra. Um título desse vindo da casa do povo, é muita gratidão e reconhecimento”. Disse Rodrigo Meneses, vice-presidente do Galo da Madrugada.
O Galo da Madrugada leva todo o mérito do título. A agremiação é transmitida de geração em geração sendo recriada frequentemente pela sociedade. A sua grandeza enriquece a relevância da cultura pernambucana, simbolizando o patrimônio que ela representa. A marca de sua história transmite um sentimento de identidade e frequência, fortalecendo o respeito ao próximo e a diversidade artística.
"O galo evidencia o Recife como cidade turística, refletindo o nosso município para o mundo, gerando emprego e renda. Nós recebemos o título como recompensa para todos que trabalham no galo, e com muita alegria para milhões de foliões que brincam no bloco. É um modo de autenticar o que a agremiação promove como um todo”, disse Romero Meneses, presidente do Galo da Madrugada.
*DP
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas