Cultura
Com Jazz e presença do Consul da França a Aliança Francesa completa 71 anos em Alagoas
Um brunch ao som do quinteto de Jazz liderado pelo músico Rony Ferreira e pela cantora Ana Gal marcam os 71 anos da Aliança Francesa em Alagoas, o evento, que será realizado no dia 14 de maio, no Empório do Vinho e Bar, na Ponta Verde, contará com a presença do cônsul e chefe interino do Consulado da França em Recife, Jérémie Faucon.
A Aliança Francesa, que também completa 140 anos de existência no Brasil, foi fundada em Maceió no dia 12 de abril de 1952, é uma das mais tradicionais instituições culturais do Estado e nesses sessenta anos ininterruptos participa ativamente do cenário intelectual alagoano, sendo responsável pela difusão da língua e da cultura francesa em áreas como a literatura, teatro, moda, pintura, filosofia, música, gastronomia, educação, arquitetura e Ciências Sociais.
Entidade sem fins lucrativos a Aliança Francesa em Maceió, integra uma rede de 1.072 instituições co-irmãs que tem como Presidente de Honra o Chefe do Estado Frances. A rede atua nos cinco continentes, com 400 mil alunos espalhados em 130 países -o que faz dela o maior projeto pedagógico de difusão de Língua estrangeira do Planeta. Concebida por intelectuais franceses como Jules Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa de Paris foi criada em 10 de março de 1884.
Em Alagoas, além dos cursos regulares, a Aliança Francesa oferece serviços como tradução e viagens de intercambio a França, aulas de teatro, concursos de poesia e fotografia, cursos "a la carte", orientações para viagem ao exterior e português para estrangeiros.
Consul - Jeremie Faucon é Consul e chefe interino do Consulado Geral da França em Recife desde novembro de 2022, tendo chegado ao Brasil em setembro de 2020. Foi também chefe da Sessão Consular da França em Abuja (Nigeria) de 2016 a 2020; Redator para Recursos Humanos em Paris de 2013 a 2016; Consul-Adjunto em Praia (Cabo Verde) de 2010 a 2013; Vice-cônsul em Suva (Fiji) de 2006 a 2010; e Redator para ação Humanitária em Paris de 2002 a 2006.
Sobre o evento - Rony Ferreira já dividiu palco com ícones da música instrumental brasileira e foi idealizador e condutor da MCZ Big Band, que durou por 05 anos e 1º trombone solista e chefe de naipe da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas, por 12 anos. Nesse espetáculo ele se junta a sua banda e a cantora Ana Gal para reproduzir clássicos do jazz e da bossa nova francesa.
O evento tem os importantes apoios da Almagis, Socôco, Solara, Marcio Raposo e é produzido pela Pratica Cultural.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas