Cultura
Grupos de dança de Arapiraca são homenageados pela Prefeitura
Selo instituído na gestão Luciano Barbosa reconhece e dá visibilidade aos fazedores de Cultura do município
Fotos: Leandro Dokarmo – Ascom Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, continua reconhecendo os fazedores de cultura do município com o selo “Aqui se faz Cultura”, uma homenagem simbólica da gestão municipal. Dessa vez, os homenageados foram os grupos de dança “Balança, mas não cai” e “Xaxado Nação Cangaço”.
Os dois grupos fomentam na cidade, duas das mais tradicionais danças e manifestações artísticas do nordeste: o coco de roda e o xaxado, respectivamente. O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, enalteceu a iniciativa do projeto, que ocorre na gestão Luciano Barbosa. “Nosso prefeito é um grande apoiador da cultura local e esse reconhecimento tem sido fundamental para os grupos aqui de Arapiraca. São eles que mantém vivas as nossas tradições”, disse.
Os dois grupos são coordenados pelo fazedor de cultura, Eduardo Kellvy. O grupo de coco de roda é filho do bairro Santa Edwiges, e desde 2008 segue mantendo a tradição Alagoas afora, com os sapateados sincronizados e muitas palmas e amor pela dança. Já o Xaxado Nação Cangaço nasceu em 2018 e é o único grupo do gênero artístico em Arapiraca.
“São momentos como esse que é um combustível a mais para continuarmos com o nosso trabalho, fácil não é e nunca será. A luta é muito grande mais o amor pela Cultura prevalecerá e vamos disseminar a nossa Cultura Nordestina pelos quatro cantos do nosso Brasil”, disse.
O selo busca reconhecer e dar visibilidade aos fazedores da arte em seus símbolos, rituais e memórias, e reforça a manutenção das riquezas de Arapiraca. A gestão municipal vai continuar homenageando esses grupos e espalhando o selo pelos quatro cantos da cidade.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
TRAGÉDIA
MP cobra informações sobre ônibus envolvido no capotamento em União
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas