Cultura

super 8

Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe doação histórica

Por Redação 26/03/2024 16h04
Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe doação histórica

Nesta terça-feira (26), o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), sob gestão da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, recebeu uma doação emblemática: um projetor super 8 da FujiFilm, datado dos anos 1970. O equipamento será uma peça-chave nas visitas escolares, universitárias e pesquisas, oferecendo um mergulho no passado audiovisual do estado.

A generosa iniciativa partiu do arquiteto e urbanista Neison Freire, filho do ex-prefeito de Viçosa nas décadas de 1950 e 1960, Antônio Ferreira Freire. Neison, que aos 15 anos ganhou o kit de projetor e filmadora Fuji Film single-8 de seu pai, começou a registrar a história de sua família e de suas viagens através desses dispositivos.

Para Neison, a doação representa uma contribuição significativa para os aspectos educacionais e históricos do museu: "Nós da família ficamos felizes em doar esse equipamento, especialmente pela importância educacional que ele representa, principalmente para as crianças e estudantes", destacou o arquiteto.

Além disso, Neison ressalta a importância de preservar e doar acervos como esse: "É fundamental que as pessoas que possuem esses itens históricos não os descartem, mas sim os doem para instituições como o Misa, enriquecendo nosso patrimônio cultural e proporcionando uma experiência enriquecedora aos visitantes", afirmou.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, enalteceu a doação como um enriquecimento para o acervo do museu e uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a história audiovisual de Alagoas.

Jinny Mikaelly, supervisora do Misa, ressaltou a importância do projetor super 8 para a exposição da sociedade alagoana ao passado cinematográfico: "Essa doação estimada contribuirá tanto para o aspecto educacional quanto para a pesquisa, permitindo a exploração de fitas de nosso acervo audiovisual", ponderou.

As visitas ao Misa podem ser agendadas através do e-mail [email protected], e o museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, convidando o público a mergulhar na rica história audiovisual de Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu