Cultura
Evento celebra a literatura e cultura alagoanas
Centro Histórico de Penedo se transforma em cenário literário durante quatro dias de festa.
De 09 a 12 de abril, o Centro Histórico de Penedo vai ser palco da FliPenedo 2024, evento criado no governo Ronaldo Lopes que acontece durante as comemorações dos 388 anos de reconhecimento da então Vila do São Francisco, povoado que deu origem à cidade berço da cultura alagoana.
O objetivo maior da terceira edição da Festa Literária é disseminar e aprofundar o saber literário por meio de oficinas, mesas de debate, palestras, rodas de conversa, saraus literários, contação de histórias, lançamento de livros, exposição e vendas de livros e apresentações artístico-culturais.
"É uma celebração à riqueza cultural e literária da nossa região", diz Maria Oliveira, coordenadora do evento.
Com toda programação aberta ao púbico, a FliPenedo vai homenagear o advogado, jornalista, sociólogo, escritor e professor penedense José Damasceno Lima; e também o poeta, romancista, contista, cronista, ensaísta e jornalista Lêdo Ivo, nascido em Maceió.
"Penedo é uma cidade conhecida por sua importância por seu patrimônio artístico, histórico e natural, mas que não tinha a sua festa literária e por isso nós criamos a FliPenedo. Entendemos, como penedenses que somos, que o nosso povo, a nossa cidade, merece ter sua cultura cada vez mais", destaca o Prefeito Ronaldo Lopes, anunciando ainda a apresentação do músico brasileiro Toquinho na programação que inclui artistas locais.
Oficinas da FliPenedo 2024
As oficinas promovidas durante a Festa Literária de Penedo são gratuitas, com inscrições até o próximo dia 07 de abril, encerrando às 23h59. Se inscreva aqui:
Oficina de Escrita Criativa com Nivaldo Rodrigues
Oficina de Crônica com Maurício Melo Júnior
Oficina de Escrita Criativa – Poéticas do Ser com José Inácio Vieira
A Festa Literária é uma realização da Prefeitura de Penedo, através das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) e conta com o apoio da Universidade Federal Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Fiscalização
IMA identifica irregularidades em granjas clandestinas do Agreste durante a FPI
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas
-
Tribunal de Justiça vai leiloar veículos e imóveis; saiba data e como participar