Cultura
Documentário de Cajueiro/AL incentiva preservação do patrimônio histórico e cultural local
Com direção do jornalista José Arnaldo, a produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O tempo passa e leva, consigo, muitas coisas. Memórias, pessoas e momentos não estão imunes às atualizações do mundo moderno e caminham, lenta ou rapidamente para o profundo esquecimento. Tendo cerca de 30 minutos de duração, o documentário “Cajueiro - Cultura, Tradição e Religião” apresenta um recorte atual do cenário sociocultural do município de Cajueiro, interior do estado de Alagoas, alertando para a necessidade da criação de um acervo histórico-cultural público do município.
"O documentário é uma voz para preservar nossa identidade", destaca Maria Santos, moradora de Cajueiro.
Contemplado no Edital do Audiovisual do município de Cajueiro/AL e produzido com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), a produção ouviu a população do município, trazendo, em suas histórias, a necessidade da criação de um acervo que representa a identidade do povo “cajueirense”.
"É urgente a valorização de nossa história", ressalta Leila Clemente, professora de história e uma das entrevistadas.
Considerado município desde 22 de maio de 1958, Cajueiro tem 65 anos de emancipação política, mas sua história ainda não é totalmente contada e estudada devido à falta de registros oficiais e informações públicas.
"A memória do documentário foi feita por um registro de oralidade", explica José Arnaldo, jornalista e diretor do projeto. Com o documentário, surge a promoção e incentivo ao registro da memória atual, possibilitando a criação de um acervo que poderá ser consultado pelas futuras gerações, além de resgatar memórias.
"É uma forma de honrar nossos antepassados", diz Ana Silva, participante das entrevistas. O documentário tem a data de estreia oficial prevista para maio de 2024 e pode ser acompanhado pelo Instagram (@doc.cajueiroal) ou pelo canal do Youtube.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Diversidade empresarial
Confira o número de empresas por bairro da capital alagoana
-
Moradias
Alagoas tem mais de 3.500 casas populares em construção para entrega a famílias vulneráveis
-
Reforço
TRE-AL empossa aprovados no concurso unificado da Justiça Eleitoral
-
Sequestro e tortura
Homem suspeito de matar alagoano no Mato Grosso morre em confronto com a polícia
-
Lavagem Paulista
Operação Tenebris Tuning mira lavagem de dinheiro e organização criminosa em Alagoas



