Cultura

Memória Cultural

Inscrições abertas para Patrimônio Vivo de Alagoas

Edital homenageia legado de mestres da cultura popular do estado.

Por Redação 09/04/2024 13h01
Inscrições abertas para Patrimônio Vivo de Alagoas
As mestras do Patrimônio Vivo, Mestra Traíra e Mestra Maria do Padeiro (in memoriam), em Coruripe. - Foto: IFAL - arquivo

O Governo de Alagoas lançou o Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2024, abrindo três vagas em memória de mestres falecidos. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) visa reconhecer e preservar o legado cultural do estado.

Juvêncio Joaquim dos Santos, o Mestre Juvêncio da Chegança, Anadeje de Moraes Silva, a Mestra Rainha do Guerreiro Leão Devorador, e José Pereira Lima, o Mestre Dedeca, são os mestres homenageados neste ano.

As inscrições para se tornar parte do Patrimônio Vivo de Alagoas estarão abertas de 9 de abril a 23 de maio de 2024. Podem se inscrever alagoanos com conhecimentos em técnicas de preservação da cultura tradicional ou popular.

Os candidatos devem ser brasileiros, residentes em Alagoas há mais de 20 anos e ter participação ativa em atividades culturais. Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, ressalta a importância do Edital: "Este edital não apenas celebra a riqueza cultural de Alagoas, mas também honra o legado desses mestres".

As inscrições podem ser feitas presencialmente na Secult ou online pelo Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca). A documentação inclui currículo, cópias de documentos e declarações de entidades reconhecidas.

O programa é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) e oferece uma bolsa mensal de 1,5 salário mínimo aos selecionados. O resultado final será divulgado em 12 de agosto.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu