Cultura

Show Musical

Cantam Marias e Clarices

Versos de resistência contam a história.

Por Ricardo Lima 10/04/2024 16h04
Cantam Marias e Clarices

No dia 1º de abril de 1964 foi instaurado o regime militar no Brasil que durou até 15 de março de 1985 sob sucessivos governos autoritários nacionalistas. Foi uma época de silenciamento das opiniões políticas divergentes, da censura de ideias criativas que provocassem o pensamento crítico. Por isso mesmo, pode-se dizer que foi o período de maior produção cultural na música, na literatura e nas artes.

Diante do covarde silêncio do atual governo Lula em relembrar esse momento histórico, o Grupo Flor de Mandacaru, composto por 5 mulheres com vivências, idades e vozes distintas, lança o show Cantam Marias e Clarices, para relembrar as canções produzidas nesse período com a mensagem: lembrar para não repetir jamais!

O espetáculo reúne canções que serviram de alívio, de hinos de liberdade e amor, são canções eternas que até hoje embalam sonhos e vivências das novas gerações.

A motivação para criar esse show, que tem o nome como uma referência a frase da canção O Bêbado e a Equilibrista, surgiu das experiências de vida das integrantes: “Clarice é a esposa do jornalista Vladimir Herzog e Maria a filha de Manoel Fiel Filho, operário, ambos foram mortos covardemente nos porões da ditadura na sede do DOI-COD e entregues a família sob a mentira de que tinham se suicidado” afirmou com olhar indignado Maria Costa, uma das idealizadoras do grupo.

Segundo a cantora, o espetáculo é uma homenagem a todas as pessoas que resistiram a esse tenebroso período da história brasileira e, em especial, “às mulheres que perderam seus parentes e perderam o controle dos seus corpos no período ditatorial. São as Marias e Clarices de ontem eternizadas por Aldir Blanc e João Bosco, e as de hoje que somos nós, herdeiras da história, que assim como aquelas do passado, querem cantar com seus amores e serem felizes” afirmou altiva.

As principais influências musicais que inspiraram a criação deste espetáculo vem de grandes nomes como Rita Lee, Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, cujo controle da censura não conseguiu calar a criatividade, com metáforas que traduziram os sentimentos e desejos de uma boa parte da sociedade.

O repertório do show inclui uma mescla dos artistas que produziram no período e tem a expectativa de trazer à memória os sentimentos vividos através das canções. Maria Costa afirma que o show aspira provocar uma reflexão no público tendo como veículo a música.

O que o público pode esperar experienciar durante o espetáculo "Cantam Marias e Clarices" em termos de atmosfera e energia? Segundo a própria cantora “uma energia de emoção e prazer em cantar as canções tão representativas e que são eternas!”, concluiu.

Serviço:

CantorasCleane Cavalcante, Rosiane Soares, Wedna Miranda, Maria Costa e Denise dos Anjos.
Local: Teatro Deodoro
Data: 03 de maio
Horário: 19h30
Ingresso: sympla.com.br

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu