Cultura

FliPenedo 2024

Teatro, Música e Literatura abrem a terceira edição da Festa Literária de Penedo

Evento confirma cidade como polo cultural e turístico.

Por Redação com Assessoria 11/04/2024 13h01
Teatro, Música e Literatura abrem a terceira edição da Festa Literária de Penedo
Foto: Kamylla Feitosa

A Festa Literária de Penedo está em pleno vapor, invadindo as ruas do Centro Histórico com uma atmosfera vibrante e cultural. Inaugurada oficialmente na noite de terça-feira, 09, a FliPenedo 2024 reafirma o papel vital da economia criativa na cidade, consolidando sua reputação como Destino Turístico Inteligente (DTI).

A diversidade de expressões culturais marcou a solenidade de abertura do evento, que presta homenagem a dois ícones literários, Lêdo Ivo e José Damasceno Lima. No palco do Theatro Sete de Setembro, Lisete Farias e Beatriz Marie combinaram música, teatro e projeção mapeada na emocionante performance intitulada "A História da Escrita". Logo em seguida, atores e atrizes interagiram com o público, exibindo 'livros iluminados', em um prelúdio empolgante aos discursos inaugurais da Festa Literária de Penedo.

"Quando assumimos a prefeitura, percebemos que algo estava faltando na cultura de Penedo, e esse algo era justamente um festival literário à altura de nossa cidade", destacou o prefeito Ronaldo Lopes, também responsável por conquistar para Penedo os títulos de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, e Destino Turístico Inteligente (DTI), em parceria com o BID, Sebrae e MTur.

O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Jair Galvão, sublinhou a importância da economia criativa e do turismo como pilares fundamentais para o crescimento econômico local. "Penedo se destaca como uma cidade criativa, utilizando a cultura como motor para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e renda. É uma honra lembrar que somos agraciados com o título de Cidade Criativa do Cinema pela Unesco, um selo compartilhado apenas com Santos, SP, no Brasil", enfatizou.

A primeira noite da FliPenedo prosseguiu com uma animada roda de conversa sobre a vida e obra do multifacetado Lêdo Ivo. Para encerrar em grande estilo, a talentosa cantora penedense Maxylene Cruz brilhou no palco do Largo São Gonçalo com seu show envolvente. Confira a programação completa da Festa Literária de Penedo clicando aqui.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu