Cultura

Talentos em Foco

Concurso Cultural celebra museus de Maceió

Estudantes da Rede Estadual transformam história em arte.

Por Redação 12/04/2024 15h03
Concurso Cultural celebra museus de Maceió
Foto: Fotos: arquivo pessoal

Quarenta e cinco estudantes da rede estadual estão imersos na terceira edição do Concurso Cultural "Museus Maceioenses: História, Memória, Patrimônio e Educação", uma iniciativa vibrante do Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida (G.Philsa).

Inspiradas pelos tesouros culturais de Maceió, as ilustrações, que variam desde o imponente Museu Palácio Floriano Peixoto até o acolhedor Museu Casa Jorge de Lima, ganham vida pelas mãos talentosas desses jovens artistas.

"A cada ano, o projeto ganha proporções maiores. Este ano, contamos com a participação não apenas da Escola Guiomar, mas também de outras escolas estaduais, como Gilvana Ataíde e Correia das Neves, de Maceió, e Dom Constantino Luers, de Campo Alegre", compartilha Luciana Luz Ferreira, professora engajada na iniciativa.

Para Emilly Santos Silva, aluna da Escola Estadual Professora Estadual Guiomar de Almeida Peixoto e participante desde a primeira edição do concurso em 2022, a experiência vai além da arte: "Antes eu desenhava só por hobby, mas com o concurso, descobri um talento que desconhecia. Além disso, ganhei mais conhecimento e aprendi mais sobre nosso estado."

A arte vencedora não apenas receberá uma bolsa anual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), mas também será destaque na terceira edição da Revista Digital Documento Histórico. E, para todos os participantes, a exposição no Museu do IHGAL, de 29 de abril a 03 de maio, oferece um merecido reconhecimento aos seus esforços e criatividade.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu