Cultura

FliPenedo 2024

Festim cultural às margens do São Francisco

erceira edição consolida evento literário como destaque no cenário cultural de Penedo, reunindo escritores, artistas e comunidade em quatro dias de intensa programação.

Por Redação 15/04/2024 13h01
Festim cultural às margens do São Francisco
Foto: Kamylla Feitosa / FliPenedo 2024

Em meio às águas serenas do Velho Chico, Penedo se tornou palco de um espetáculo cultural sem igual: a Festa Literária de Penedo, carinhosamente chamada de FliPenedo, desdobrou-se em quatro dias de imersão na arte, na literatura e na cultura, cativando públicos de todas as idades. Sob os auspícios do governo de Ronaldo Lopes, o evento já se firmou como um marco no calendário anual da cidade, ganhando reconhecimento estadual e além.

Com o apoio imprescindível do governo estadual e das instituições de ensino superior, a FliPenedo trouxe uma gama diversificada de atividades: oficinas de escrita criativa, debates acadêmicos que incitavam a reflexão, contação de histórias para os pequenos, uma mostra de cinema imperdível, saraus que fervilhavam de inspiração, uma feira de livros para os amantes das letras, além de apresentações teatrais e shows musicais que ecoavam pelos becos da cidade histórica.

Ao fechar o último capítulo da FliPenedo 2024, o Prefeito Ronaldo Lopes reconheceu duas figuras fundamentais para o sucesso do evento: o jornalista e escritor Maurício Melo Júnior, curador incansável das três edições, e a psiquiatra Maria da Graça Ivo, representante de uma das mais ilustres famílias literárias da região, os Ivo. Ambos foram agraciados com a Comenda Barão de Penedo, honraria máxima concedida pelo município.

No palco do histórico Theatro Sete de Setembro, as cortinas se abriram para "Caixa de Phosphorus", obra da Cia Flor de Mandacaru que mergulha nos meandros dos relacionamentos contemporâneos, tecendo um drama palpitante temperado com pitadas de humor. E para encerrar a noite, o Largo São Gonçalo se agitou ao som de Toquinho, uma lenda viva da MPB, cuja performance encheu corações e espaços.

A FliPenedo 2024 não seria possível sem o apoio vitalício da Prefeitura, através das secretarias municipais de Turismo e Economia Criativa (SETUREC) e Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), e a colaboração inestimável da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Faculdade Raimundo Marinho (FRM), Amaru Sustentabilidade, Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC) e Laboratório Escola de Arte e Cinema. Que a FliPenedo continue a brilhar como um farol cultural às margens do São Francisco, inspirando gerações e enaltecendo a riqueza cultural de nossa região.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu