Cultura

Educação

Jardineira Cultural leva crianças a um passeio imersivo em Penedo

Projeto oferece uma abordagem interativa para ensinar a história e cultura locais.

Por Redação 20/04/2024 08h08
Jardineira Cultural leva crianças a um passeio imersivo em Penedo
Foto: Kamylla Feitosa

A história e os pontos turísticos de Penedo estão sendo apresentados de forma inovadora para as crianças de escolas públicas locais. Em vez de apenas aprenderem na sala de aula, os estudantes exploram os espaços e a herança cultural da cidade com o Projeto Jardineira Cultural.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), prioriza as escolas situadas na zona rural. O projeto utiliza o transporte do empresário Fernando Peixoto, um dos novos atrativos da Cidade Criativa da Unesco e Destino Turístico Inteligente (DTI).

A gestora da SEMCLEJ, Teresa Machado, explicou como o projeto Jardineira Cultural surgiu. “Ele foi pensado após algumas ações do Cultura Presente, conversando com estudantes e o pessoal das escolas que falavam que muitas crianças, em especial de povoados, não conheciam Penedo”.

O projeto piloto estreou nesta quarta-feira, 17, com as turmas da Escola Municipal Antônio Cândido Toledo, divididas por turno, saindo da comunidade Peixoto até o Centro Histórico de Penedo.

O itinerário inclui visitas à Igreja do Rosário dos Pretos, Cine Penedo, Praça Frei Camilo de Lellis (em frente ao convento franciscano), Paço Municipal, Theatro Sete de Setembro, Paço Imperial e Igreja da Corrente.

Outro local visitado foi o ateliê do artista plástico e carnavalesco Tadeu Gomes Lira, conhecido como Tadeu dos Bonecos. Em meio a bonecos gigantes, as crianças se divertiram e aprenderam sobre essa brincadeira, uma das marcas do carnaval de Penedo.

No retorno ao ônibus, sempre acompanhadas por professoras e monitoras da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as crianças ouviram as explicações de Lucineide Cássia, pedagoga e guia de turismo experiente na cidade berço da cultura alagoana.

Encantadas com a aula interativa, as crianças apreciaram a iniciativa da SEMCLEJ e da SEMED. “Nós criamos essa possibilidade de aprendizado lúdico. Não se trata de um passeio turístico tradicional; tudo é feito de forma leve, mais próximo do cotidiano das crianças para que elas conheçam nossos pontos turísticos e nossa cultura. Esta é a missão da Jardineira Cultural”, afirma Teresa Machado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu