Cultura
“Arte no Jardim” celebra 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal
Mostra reúne artistas portugueses e brasileiros em homenagem à luta pela liberdade e democracia.
A Embaixada de Portugal no Brasil celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos com a exposição "Arte no Jardim", que estará em cartaz de 9 de maio a 17 de outubro de 2024. O evento, uma parceria entre a Embaixada, o Camões CCP Brasília, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian e o Museu de Arte de Brasília, homenageia a Revolução dos Cravos, que marcou o fim de uma longa ditadura em Portugal.
Com curadoria de Benjamin Weil, diretor do CAM, e Marcelo Gonczarowska Jorge, do Museu de Arte de Brasília, a exposição traz obras de 11 artistas portugueses e brasileiros que exploram questões e valores relacionados à revolução e suas consequências.
A exposição é dividida em três movimentos, começando no interior do edifício da Embaixada e se expandindo pelo jardim, convidando o público a uma caminhada de descoberta.
O primeiro movimento, "medos, aspirações e desejos", é dedicado às causas da revolução e apresenta obras que abordam questões raciais, políticas e sociais. Entre elas, está a escultura "Onde tudo acaba em mim" de Flávio Cerqueira e a obra "Pénelope" de Ana Vidigal, ambas discutindo temas relevantes para o período da revolução.
O segundo movimento, "tensões", traz três peças que remetem às emoções e tensões dos dias 24, 25 e 26 de abril de 1974. Destaque para a obra sonora "Senhora!" de Luísa Cunha, que ressalta o papel do rádio durante o processo revolucionário.
O terceiro movimento, "despertar", apresenta "Ecos de liberdade" de Márcio Carvalho, uma obra participativa que simboliza as aspirações do novo regime democrático. Na instalação, o público pode acessar uma biblioteca com livros sobre liberdade e participar do processo artístico.
"Participar de mostras como a exposição 'Arte no Jardim' demonstra o comprometimento da EDP em ser uma força ativa na celebração de marcos históricos com relevância na relação bilateral entre Brasil e Portugal", afirmou João Marques da Cruz, CEO da EDP na América do Sul.
A exposição é gratuita e está aberta ao público às quintas e sextas-feiras, das 11h30 às 16h30, e aos sábados, no primeiro sábado de cada mês, com entrada mediante apresentação de documento de identificação.
Serviço
Exposição: "Arte no Jardim"
Data: De 9 de maio a 17 de outubro de 2024
Horário: Quintas e sextas-feiras, das 11h30 às 16h30; primeiro sábado de cada mês, das 11h30 às 16h30
Local: Embaixada de Portugal - Avenida das Nações, Lote 2, Brasília, DF, 70402-900
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Enem dos Concursos
CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis
-
Despejo irregular de esgoto
Polícia Civil indicia hotel em Maceió e funcionários por crime ambiental
-
Previsão do tempo
Semarh emite alerta para pancadas de chuvas e rajadas de vento em Alagoas
-
Tribunal de Justiça vai leiloar veículos e imóveis; saiba data e como participar
-
Gente famosa
Após se assumir de direita, Jojo Todynho supera "cancelamento" e atinge 30 milhões de seguidores