Cultura

Cinema

Cursos de cinema em Maceió trazem profissionais renomados e oportunidades de bolsas

A terceira edição do Sala de Roteiros, realizada pela produtora Aguda Cinema com incentivo do Governo de Alagoas, traz capacitação de alto nível em cinema para Alagoas, com instrutores de todo o Brasil e iniciativas de inclusão.

Por Redação com Assessoria 25/06/2024 17h05
Cursos de cinema em Maceió trazem profissionais renomados e oportunidades de bolsas
Foto: Divulgação

Na busca por expandir horizontes cinematográficos em Alagoas, a terceira edição do projeto Sala de Roteiros, realizado pela produtora Aguda Cinema, chega à capital Maceió com uma variedade de cursos especializados. O projeto contará com aulas que abrangem diversas áreas do setor, como documentário, caracterização, direção de atores, curso de som para cinema, direção de arte, construção de personagens, e promete fortalecer o cenário audiovisual local com conhecimentos essenciais para aspirantes e profissionais da área.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, os participantes poderão mergulhar em mais de 180 horas de aulas intensivas ministradas por diversos profissionais renomados do cinema. A abertura do projeto está marcada para o dia 5 de julho, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com a exibição do filme "Estranho Caminho", premiado no Festival de Tribeca e inédito em Maceió. O evento será seguido por uma masterclass conduzida pelo diretor cearense Guto Parente (Estranho Caminho, Inferninho, Um Jóquei Cearense na Coreia).

A terceira edição do Sala de Roteiros é produzida com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine, através do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FCAD) - V Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com apoio do Sebrae - AL. Além disso, o curso de som direto tem também apoio do Estúdio Jangada e da Escola Criattiva.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, elogiou a iniciativa, destacando a importância da formação qualificada oferecida e para o desenvolvimento cultural e econômico do Estado. "Esses cursos não apenas ampliam as oportunidades para os talentos locais, mas também democratizam o acesso a conhecimentos normalmente reservados a grandes centros urbanos. Investir na formação audiovisual é também investir no futuro da cultura local”, destacou.

A primeira edição do Sala de Roteiros foi realizada em 2021, financiada através dos recursos da Lei Aldir Blanc Alagoas, também realizada pelo Governo do Estado. O evento ocorreu com adaptações ao contexto da pandemia, na modalidade híbrida. Desde então, o Sala de Roteiros busca voltar os olhares e aprofundar os vários departamentos e aspectos envolvidos no audiovisual, possibilitando a formação profissional em cinema dentro de Alagoas.

Nesta edição, a produtora reitera seu compromisso em democratizar o acesso à formação cinematográfica de alto nível em Maceió, oferecendo cursos que normalmente têm custos elevados e são altamente disputados em outras regiões do Brasil. O Sala de Roteiros disponibilizará bolsas integrais e ingressos gratuitos para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas e/ou trans em cada curso oferecido, os quais poderão ser reservados no Sympla a partir de três dias antes do início das aulas. Toda a programação, incluindo detalhes sobre ingressos, está disponível para consulta e compra aqui.

Desde sua fundação em 2015, a Aguda Cinema tem se destacado em Alagoas ao priorizar narrativas autênticas do Nordeste e fortalecer o estado como um polo cinematográfico. Com mais de 450 vagas oferecidas para formação, o projeto já atraiu renomados profissionais como Vera Hamburguer, Hilton Lacerda, Ale Tosi, Cíntia Domit Bittar, Marianne Macedo, René Guerra e Tomás von der Osten.

Idealizada pela diretora e roteirista alagoana Laís Santos Araújo, com a produção de Pedro Krull, a produtora coleciona prêmios que ampliaram o alcance do cinema alagoano internacionalmente. Entre suas produções de destaque está o curta-metragem "Infantaria", vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Berlim (Berlinale, Generation 14Plus) e aclamado em outros festivais ao redor do mundo, como Rotterdam, Vienna Shorts e Palm Springs ISFF.

"A gente sempre tenta trazer cursos em que há um déficit de formação aqui, então a gente espera que mais pessoas consigam participar e profissionais novos surjam no audiovisual. Temos alguns casos nas últimas edições, de alunos que participaram de nossas aulas e depois começaram a fazer seus primeiros filmes como profissionais. Nossa meta é que isso sempre aconteça", explica Laís.

A diretora ainda destaca que o principal diferencial dessa edição é a maior oferta de cursos e o laboratório de projetos que será realizado ao final. “Como temos a oportunidade de fazer um projeto mais longo, alguns cursos são super intensivos, como direção de arte, que terá 30h. Além disso, temos algumas surpresas mais ao final do curso".

PROGRAMAÇÃO


O Sala de Roteiros é um projeto contínuo de formação em cinema, que tem como missão oferecer anualmente capacitações técnicas e artísticas em Alagoas. Nesta edição são disponibilizados 5 opções de cursos, a serem realizados na sede do Sebrae Alagoas e com os valores variando de R$110,00 a R$176,00 já incluso as taxas.

Para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas e/ou trans, serão disponibilizados 6 ingressos gratuitos para cada curso. As pessoas que optarem pelas bolsas e não comparecerem às aulas estarão impedidas de participar gratuitamente de qualquer outro curso do projeto.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu