Cultura
Biblioteca Pública Estadual recebe a exposição “A Arte e os Cinco Sentidos
Mostra promove a inclusão e o protagonismo de alunos com deficiência da rede pública através da arte.
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento cultural administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), recebe a exposição “A Arte e os Cinco Sentidos: Uma Ferramenta de Protagonismo e Inclusão”, do Grupo de Pesquisa Histórica e Interdisciplinar Luiz Sávio de Almeida. A abertura está marcada para o dia 26 de agosto, às 9h, e a exposição ficará disponível ao público até o dia 30 de setembro de 2024, com entrada gratuita.
Com o objetivo de promover a inclusão e destacar as habilidades dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o projeto utiliza a arte como meio para solidificar conhecimentos, desenvolver a coordenação motora e estimular o raciocínio lógico. Por meio de atividades práticas como desenho, pintura, fotografia e escultura, a exposição busca expressar os sentidos, sentimentos e emoções dos participantes, reforçando o protagonismo e a autoestima dos alunos.
“Acreditamos que a arte é uma poderosa ferramenta de inclusão e desenvolvimento. A exposição celebra o talento e a criatividade desses alunos, mostrando que todos têm algo valioso a contribuir para a nossa sociedade. Queremos que o público enxergue a riqueza que cada um traz, independente das suas limitações”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
A supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, reforçou a importância da exposição como um espaço de reflexão e aprendizado. “Nossa missão é tornar a Biblioteca um espaço acessível e acolhedor para todos. Com esta exposição, pretendemos não só ampliar o acesso à cultura e à arte, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, disse.
O projeto faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Nossa História: Quem Somos e o Que Fazemos”, que ocorrerá entre os dias 21 e 29 de agosto. Também integra a 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, que acontecerá de 23 a 29 de setembro.
SERVIÇO
O quê: Abertura da Exposição “A Arte e os Cinco Sentidos: Uma Ferramenta de Protagonismo e Inclusão”Quando: 26 de agosto de 2024, às 9hOnde: Salão de Exposição de Curta Duração da Biblioteca Pública Estadual Graciliano RamosVisitação: De 26 de agosto a 30 de setembro de 2024Entrada: Gratuita
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara