Cultura

Oscar 2025

Walter Salles volta ao Oscar com “Ainda Estou Aqui

Longa pessoal do cineasta concorre à vaga de Melhor Filme Internacional 26 anos após "Central do Brasil.

Por Redação com Site* 24/09/2024 15h03
Walter Salles volta ao Oscar com “Ainda Estou Aqui
Foto: Divulgação

O aclamado cineasta Walter Salles está de volta à corrida pelo Oscar com seu mais recente filme, “Ainda Estou Aqui”. O longa foi escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional na 97ª edição da premiação, que acontecerá em 2 de março de 2025. Esta é a primeira vez, em 26 anos, que Salles tem uma obra selecionada para a disputa, após a indicação de “Central do Brasil” em 1999, que consagrou o cinema brasileiro no cenário internacional.

“Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza no mês passado e logo depois teve sua primeira exibição nos Estados Unidos, durante o Festival de Toronto. O filme marca o retorno de Walter Salles ao cinema brasileiro após 16 anos, e muitos críticos já apontam o longa como um dos trabalhos mais pessoais do cineasta. “Este filme é uma homenagem à resiliência de uma família e à memória de uma geração que resistiu durante tempos difíceis”, comentou Salles.

A trama acompanha a história da família de Rubens e Eunice Paiva, que enfrentaram de perto os horrores da ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985. Rubens Paiva, que era congressista, foi preso, torturado e assassinado em 1971 pelo regime. A narrativa se foca na luta de Eunice para manter sua família unida após a tragédia. Salles, que conviveu de perto com os Paiva durante sua juventude, faz deste filme um tributo àqueles que lutaram pela democracia. “Rubens era um homem de princípios inabaláveis, e Eunice, uma mulher de coragem inigualável. É uma honra contar essa história”, disse o cineasta.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, o longa traz Fernanda Torres no papel de Eunice e Selton Mello como Rubens. Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar por "Central do Brasil", já figura nas apostas de críticos internacionais para a disputa de Melhor Atriz em 2025. “Fernanda capturou a essência de Eunice com uma profundidade emocionante”, elogiou Salles.

O Brasil, que já recebeu quatro indicações ao Oscar de Melhor Filme Internacional, ainda busca sua primeira estatueta. A expectativa em torno de “Ainda Estou Aqui” é grande, e a lista final de indicados será anunciada em 17 de janeiro de 2025. Até lá, o filme de Walter Salles segue encantando plateias e críticos ao redor do mundo, carregando consigo as esperanças do cinema brasileiro.



* O Hoje

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu