Cultura
Abertas inscrições para oficina de conservação e restauro de acervos bibliográficos
Atividade é para a Biblioteca Pública Estadual e integra o XIV Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas e oferece orientações práticas sobre preservação de livros, revistas e documentos históricos
Conservar um acervo é um dos principais desafios de quem administra uma biblioteca, seja ela de grande ou pequeno porte. Problemas com traças, cupins, mofo e outros ataques biológicos estão entre as maiores ameaças ao patrimônio documental. Pensando nisso, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove a Oficina de Conservação e Restauro de Acervos Bibliográficos, dentro da programação do XIV Encontro Estadual de Bibliotecas de Alagoas.
A atividade acontece na próxima sexta-feira (24), das 9h às 16h, na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, e será ministrada por Mariana Marques, historiadora e conservadora-restauradora, e Daniel Z. Mussi, químico e conservador-restaurador. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.
De acordo com Mariana Marques, a oficina será voltada à conservação e restauração de acervos em papel, como livros, revistas e documentos.
“A oficina será voltada para acervos celulósicos e nela também vamos fazer uma distribuição de algumas amostragens de papéis especiais no campo da restauração de papel”, detalhou Mariana.
Ainda, de acordo com a restauradora, a oficina não é apenas voltada para os profissionais que trabalham em bibliotecas. “Todo um público que tem curiosidade e desejam tratar seu acervo particular”, disse.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, destaca a importância da formação continuada para os profissionais da área.
“O Encontro Estadual de Bibliotecas é um espaço de troca de saberes, e a oficina vem fortalecer a prática de conservação como uma ação fundamental para a valorização e a preservação da nossa memória bibliográfica”, afirmou Mira.
Já o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, reforça o papel do Governo de Alagoas na promoção de iniciativas que qualificam o setor cultural.
“A Secult tem investido em políticas que fortalecem as bibliotecas públicas e seus agentes. A conservação dos acervos é parte essencial desse trabalho, pois garante o acesso contínuo da população ao conhecimento e à história de Alagoas”, ressaltou Milton Muniz.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secult.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Organização que mantinha “Tribunal do Crime” é alvo de operação em Alagoas
-
Abertura será no sábado (06)
Prefeitura de Maceió entra na reta final da montagem do Natal de Todos Nós
-
Segurança Pública
Mais de 100 PMs concluem nivelamento operacional em Arapiraca
-
Investigação
MP-AL abre inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara de Craíbas
-
Tragédia no trânsito
Idoso morre em colisão entre cinquentinha e caminhão na zona rural de Lagoa da Canoa



