Economia

Empresas estrangeiras enfrentam mais barreiras para se estabelecer no Brasil

04/01/2022 09h09

O Brasil é um dos países do mundo que mais oferecem dificuldades para a instalação de empresas estrangeiras em seu território. Essa é uma das principais conclusões do estudo “Conquistando a complexidade do compliance local e global”, realizado em 76 países pela TMF Group, provedora líder de serviços administrativos. Numa escala crescente de complexidade que vai de 0 a 10, o Brasil recebeu a pontuação 8.

Na América Latina, estamos apenas atrás da Colômbia, com 10 pontos, Argentina, Bolívia e Costa Rica, ambas com 9 pontos, na escala de complexidade para incorporação de empresas estrangeiras. Os latino-americanos mais bem colocados são México e Chile, ambos com 4 pontos na escala. O estudo destaca o Brasil como um dos países onde o processo de abertura de empresas é mais longo, podendo durar mais de quatro meses.

“Nos últimos anos, tivemos alguns progressos na redução da burocracia do processo de abertura de empresas por estrangeiros. A digitalização do registro ajudou muito nesse esforço. Mas ainda no Brasil prevalece uma cultura cartorial. Poderíamos atrair mais investimentos estrangeiros se o processo fosse mais simples e consumisse menos tempo ”, afirmou Rodrigo Zambon, Diretor da TMF Brasil.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu