Economia
Programa Empreender registra mais de 3 mil micros e pequenos negócios atendidos no ano passado
Também foram realizadas 5.438 orientações empresariais nos sete municípios que contam com a iniciativa
O Programa Empreender atendeu mais de 3 mil pequenos negócios de Alagoas no ano passado entre as sete cidades que contam com a iniciativa. O programa tem o objetivo de fortalecer essas empresas ao reunir empreendedores de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Também foram realizadas 5.438 orientações empresariais em 2021.
No mesmo período, o programa promoveu 66 eventos de capacitação e geração de negócios entre os 34 Núcleos Empresariais ativos, onde os empreendedores discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas em parceria com as instituições do programa: Sebrae Alagoas, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) e a Associação Comercial de Maceió.
O Empreender iniciou seu ciclo de trabalho no ano passado com o objetivo de atender 400 micros e pequenos negócios, e ao final de 2021 o programa encerrou as ações com 3.329 atendidos nas localidades de Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema.
“Em 2022, a expectativa é ampliar mais ainda esse resultado. Junto a esse atendimento, observamos o volume de atividades desenvolvidas junto aos empresários. Analisando essas informações, foi possível notar a importância do programa, principalmente em meio à crise da pandemia, na qual muitos empreendimentos precisaram de suporte estratégico e de gestão”, revela a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis.
“Esse foi o momento onde o programa cresceu vertiginosamente em números de atendimento. Neste direcionamento, percebe-se que o objetivo a que o Empreender se propõe tem sido atendido”, completa ela.
Cléa Mascarenhas, consultora sênior e responsável pelo Programa Empreender, lembra que o convênio com o Sebrae Alagoas está em vigor desde 2019, com excelentes resultados já no ano seguinte, em 2020, ocorrendo a ampliação desses resultados em 2021.
“Foi um ano de retomada da economia, e o programa conseguiu apoiar os empresários através dos núcleos setoriais. Estamos mais próximos dos empresários, com reuniões semanais, e assim levantamos os problemas e buscamos as soluções em conjunto. Esse modelo vem trazendo excelentes resultados para os segmentos atendidos pelo Empreender, a exemplo do Núcleo de Confecções de Palmeira dos Índios, que superou a pandemia depois de participar de capacitações e se articular com o município e com o estado, participando das compras governamentais”, destaca ela.
“O segmento movimentou toda a cadeia produtiva do município, envolvendo fornecedores de aviamentos, pequenos ateliês, costureiras que trabalham em casa, indústrias de lingerie, todos pararam sua produção normal para produzir máscaras e capotes. Para esse Núcleo, o que era para ser um ano de recuperação do prejuízo que tiveram em 2020, o ano de 2021 foi de investimentos em novos equipamentos e em ampliação dos negócios”, diz.
Outro núcleo que se destacou em 2021 foi o de Eventos. Com os eventos todos parados e prevendo já a temporada de final de ano, o núcleo se articulou e elaborou um protocolo para a retomada dos eventos. Junto com o Sebrae Alagoas, os empreendedores desse segmento conquistaram a retomada dos eventos para o final do ano, e agora o grupo tem grandes perspectivas para 2022, com a organização e padronização de toda a cadeia produtiva do setor.
“Temos boas perspectivas para este ano, pois vamos ampliar o número de municípios por meio de uma nova parceria da Federalagoas com o governo do Estado. O Empreender vem mudando a realidade de algumas empresas em Alagoas, pois com a capilaridade das Associações Comerciais nós conseguimos chegar até aquele empresário que nunca foi atendido por nenhum programa empresarial”, revela Cléa Mascarenhas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Feira Grande
Fiscalização flagra lixão, interdita área e multa prefeitura do interior em R$ 50 mil
-
ECONOMIA
Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE
-
CIDADANIA
Povos Warao recebem carteira de artesão e conquistam oportunidade de formalização e reconhecimento
-
BRASIL
Leilão da receita federal oferece produtos eletrônicos, roupas de grife e peças automotivas
-
INTERIOR
MEC classifica Penedo com Selo Ouro na alfabetização de crianças