Economia

Programa Empreender registra mais de 3 mil micros e pequenos negócios atendidos no ano passado

Também foram realizadas 5.438 orientações empresariais nos sete municípios que contam com a iniciativa

Por Fotos: arquivo Sebrae com Savannah Comunicação Corporativa 07/01/2022 09h09 - Atualizado em 07/01/2022 09h09
Programa Empreender registra mais de 3 mil micros e pequenos negócios atendidos no ano passado

O Programa Empreender atendeu mais de 3 mil pequenos negócios de Alagoas no ano passado entre as sete cidades que contam com a iniciativa. O programa tem o objetivo de fortalecer essas empresas ao reunir empreendedores de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Também foram realizadas 5.438 orientações empresariais em 2021.

No mesmo período, o programa promoveu 66 eventos de capacitação e geração de negócios entre os 34 Núcleos Empresariais ativos, onde os empreendedores discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas em parceria com as instituições do programa: Sebrae Alagoas, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) e a Associação Comercial de Maceió.

O Empreender iniciou seu ciclo de trabalho no ano passado com o objetivo de atender 400 micros e pequenos negócios, e ao final de 2021 o programa encerrou as ações com 3.329 atendidos nas localidades de Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema.

“Em 2022, a expectativa é ampliar mais ainda esse resultado. Junto a esse atendimento, observamos o volume de atividades desenvolvidas junto aos empresários. Analisando essas informações, foi possível notar a importância do programa, principalmente em meio à crise da pandemia, na qual muitos empreendimentos precisaram de suporte estratégico e de gestão”, revela a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis.

“Esse foi o momento onde o programa cresceu vertiginosamente em números de atendimento. Neste direcionamento, percebe-se que o objetivo a que o Empreender se propõe tem sido atendido”, completa ela.

Cléa Mascarenhas, consultora sênior e responsável pelo Programa Empreender, lembra que o convênio com o Sebrae Alagoas está em vigor desde 2019, com excelentes resultados já no ano seguinte, em 2020, ocorrendo a ampliação desses resultados em 2021.

“Foi um ano de retomada da economia, e o programa conseguiu apoiar os empresários através dos núcleos setoriais. Estamos mais próximos dos empresários, com reuniões semanais, e assim levantamos os problemas e buscamos as soluções em conjunto. Esse modelo vem trazendo excelentes resultados para os segmentos atendidos pelo Empreender, a exemplo do Núcleo de Confecções de Palmeira dos Índios, que superou a pandemia depois de participar de capacitações e se articular com o município e com o estado, participando das compras governamentais”, destaca ela.

“O segmento movimentou toda a cadeia produtiva do município, envolvendo fornecedores de aviamentos, pequenos ateliês, costureiras que trabalham em casa, indústrias de lingerie, todos pararam sua produção normal para produzir máscaras e capotes. Para esse Núcleo, o que era para ser um ano de recuperação do prejuízo que tiveram em 2020, o ano de 2021 foi de investimentos em novos equipamentos e em ampliação dos negócios”, diz.

Outro núcleo que se destacou em 2021 foi o de Eventos. Com os eventos todos parados e prevendo já a temporada de final de ano, o núcleo se articulou e elaborou um protocolo para a retomada dos eventos. Junto com o Sebrae Alagoas, os empreendedores desse segmento conquistaram a retomada dos eventos para o final do ano, e agora o grupo tem grandes perspectivas para 2022, com a organização e padronização de toda a cadeia produtiva do setor.

“Temos boas perspectivas para este ano, pois vamos ampliar o número de municípios por meio de uma nova parceria da Federalagoas com o governo do Estado. O Empreender vem mudando a realidade de algumas empresas em Alagoas, pois com a capilaridade das Associações Comerciais nós conseguimos chegar até aquele empresário que nunca foi atendido por nenhum programa empresarial”, revela Cléa Mascarenhas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu