Economia

Grupo Abra

Gol e Avianca Colômbia anunciam união e criam holding de companhias latinoamericanas

Chamado Abra, novo grupo irá controlar as companhias Avianca e Gol, cujas marcas serão mantidas de forma independente

Por Mariana Barbosa/O Globo 11/05/2022 12h12 - Atualizado em 12/05/2022 10h10
Gol e Avianca Colômbia anunciam união e criam holding de companhias latinoamericanas
Gol se junta a Avianca Colômbia - Foto: Gol Linhas Aéreas/Divulgação

As companhias aéreas Avianca, da Colômbia, e a brasileira Gol, acabam de anunciar a união de seus negócios, dando origem ao Grupo Abra. O novo grupo irá controlar as companhias Avianca e Gol, cujas marcas serão mantidas de forma independente, e terá participações na companhia Viva, na Colômbia e no Peru, e na chilena Sky.

O Grupo Abra será co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista controlador da GOL. Constantino de Oliveira Junior, o fundador da Gol, será o CEO do Grupo Abra. E o empresário Roberto Kriete, controlador da Avianca, será o Chairman do grupo.

Kriete foi responsável por transformar a TACA na principal companhia aérea da América Central, nos anos 80, e fez a fusão com a colombiana Avianca Airlines em 2009. Em 2006, ele fundo a mexicana Volaris.

Adrian Neuhauser, CEO da Avianca, e Richard Lark, atual CFO da GOL, serão co-presidentes do Grupo, enquanto mantêm suas atuais funções nas companhias aéreas.

O Grupo Abra Group terá capital fechado e sede no Reino Unido. Segundo o comunicado divulgado pelo grupo, após o fechamento o grupo deverá receber investimentos de US$350 milhões de investidores finaceiros. A expectativa é concluir o acordo no segundo semestre de 2022, sujeito a aprovações regulatórias.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu