Economia
Renda de comerciantes informais pode crescer no São João de Maceió
‘Massayó: Sol... Mar... Forró’ também contempla quase 200 ambulantes que estarão trabalhando na maior festa junina do litoral do Brasil
Por conta da pandemia da Covid-19, as festas públicas foram canceladas e os comerciantes informais passaram por dificuldades nesse período. Com o anúncio da programação oficial do São João de Maceió, o ‘Massayó: Sol... Mar... Forró’, os ambulantes vibraram com o retorno dos grandes eventos.
A programação já inicia nesta quarta-feira (15), com o ‘Forró no Biu’, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e somente neste polo, passarão 31 artistas locais e nacionais.
“A Prefeitura de Maceió acertou muito em retornar as festas públicas. Veio na melhor hora, e tenho certeza que vai dar um empurrão na renda de todos os ambulantes que vão trabalhar durante o São João. São quase 26 anos nesse ramo, é dele que coloco comida na mesa e trabalhando como ambulante consegui criar meus três filhos, vendendo drinks, coquetéis e outras bebidas, em grandes eventos. Fomos castigados durante a pandemia, mas agora com a situação voltando ao normal, estamos com todo o gás e a todo o vapor”, disse Edneide, a Branca Coquetel, como também é conhecida, uma das beneficiadas com a isenção dos ambulantes da taxa de autorização aos ambulantes que se cadastrarem para trabalhar no São João da capital.
Foram quase 200 vagas abertas pela Prefeitura de Maceió para cadastro de ambulantes, sendo distribuídas nos três polos em que os festejos serão realizados.
As baianas Sandra Santos, 59, e Aldaney Cavalcante, 43, também estão entre as ambulantes que irão aproveitar a oportunidade dada pela Prefeitura de Maceió, para conseguirem uma renda extra e faturar mais durante as festas de São João. Há quatro anos na capital alagoana com a banca de acarajé “Coisa de Baiano”, elas vendem o produto na porta de casa.
“Poder trabalhar durante o São João será uma ótima oportunidade para a gente ter uma renda a mais, e assim conseguir nos equilibrar financeiramente, depois dos prejuízos que ficaram por causa da pandemia. A ansiedade e expectativas já estavam altas, e aumentaram por causa da atitude humanizada do prefeito JHC, em nos isentar da taxa municipal que seria cobrada, o prefeito se mostrou preocupado em ajudar todos os ambulantes a sair do vermelho”, agradeceu Sandra Santos.
“Não vemos a hora de poder mostrar nossos quitutes, que aprendi a fazer com minha mãe, baiana de acarajé, passar um pouco da nossa alegria, poder conquistar novos clientes e contribuir um pouco com essa festa que será cheia de animação e folia”, completou.
Antes de receberem os alvarás de permissão para comércio eventual de ambulante, emitidos pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os comerciantes informais participaram de um curso de boas práticas, onde receberam orientações das equipes de fiscalização da Semscs e da Vigilância Sanitária de Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"